O Jogo ao Vivo

Conteúdo Patrocinado

Universitários com deslocações gratuitas

Universitários com deslocações gratuitas
Produzido por:
Brand Story

Os mais novos terão apoio nos transportes a partir de abril

A Câmara Municipal de Gaia avançou, em 2020 com um apoio extra para os estudantes universitários que residem no concelho: o passe de transportes públicos passou a ser gratuito. E, este ano, o mesmo irá acontecer para os mais novos, dos 13 aos 18 anos, que durante o último período de aulas deste ano letivo também terão transporte gratuito.

Desde o dia 1 de outubro que os alunos até aos 23 anos que frequentam o ensino superior, público ou privado, dentro da Área Metropolitana do Porto e residem em Gaia têm passe gratuito, num apoio assegurado pela Câmara Municipal.

O valor do passe para os universitários seria de 40 euros, uma vez que os estabelecimentos de ensino são na sua grande maioria fora de Gaia. Desde o início deste apoio extra do município foram emitidos 4.400 passes, o que corresponde a um investimento de 80 mil euros por mês.

Bruna Rodrigues, estudante de Direito na Faculdade de Direito da Universidade do Porto, utiliza todos os dias o autocarro para se deslocar da sua residência, em São Pedro da Afurada, até à baixa do Porto. É uma das estudantes que deixou de se preocupar com o valor do passe, afirmando que este "é um apoio para todas as famílias com estudantes universitários, porque assim que entramos para a faculdade as despesas aumentam e as das deslocações também. Afinal são menos 40 euros que não se somam ao esforço de muitas famílias", disse Bruna Rodrigues.

Vasco Guedes, estudante de engenharia na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tem um trajeto mais longo para percorrer todos os dias, de comboio e metro, entre Miramar e a Asprela. Para este jovem caloiro, que assume desde logo ser um privilegiado, "este apoio faz toda a diferença para muitos estudantes universitários, porque as despesas de frequentar o ensino superior não são pequenas - propinas, alimentação e muitas vezes alojamento. Esta iniciativa é, sem dúvida, muito positiva".

Sublinha ainda o tempo que poupam com os carregamentos: "Basta ir à máquina e escolher "Câmara", uns dias antes do final do mês, e depois validar a cada viagem". E tem, ainda, outra vantagem: "Qualquer estudante pode participar nas mais diversas atividades de diferentes associações usando os transportes públicos, sem se preocupar com esse custo acrescido".

Passes para os mais novos
Os mais novos, dos 13 aos 18 anos, terão a partir de abril um novo apoio nos transportes. A Câmara Municipal pretende alargar o apoio nos transportes aos alunos desta idade, estimando investir 2 milhões de euros. "A ideia é cumprir o terceiro período escolar, a partir de 7 de abril, e assim antecipamos o que estava previsto para setembro ou outubro, pois não estava confortável em lançar um apoio destes em período eleitoral. Parece-me desadequado", revela o presidente da câmara, Eduardo Vítor Rodrigues.

O público-alvo são 13 mil alunos, com idades entre os 13 e 18 anos, tornando-se assim Vila Nova de Gaia no "primeiro município na Área Metropolitana do Porto a ter coberta a gratuitidade até final do Ensino Superior para todas as crianças e jovens do concelho".

Tendo em conta os 4.400 jovens universitários já apoiados pela autarquia, e os 13 mil que agora serão abrangidos, "o apoio chegará a cerca de 50%, pois há muitos alunos que vão a pé, uma vez que em Gaia as escolas são próximas das moradas". O investimento irá rondar dois milhões de euros até 31 de dezembro deste ano.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG