Conteúdo Patrocinado

Maia: tanto para ver, tanto para experimentar

Maia: tanto para ver, tanto para experimentar
Produzido por:
Brand Story

Maia é um concelho diverso, combina urbanidade, natureza e história. Quanto aos eventos, o que não falta são espetáculos culturais e desportivos, não acolhesse este município o maior campeonato de ginástica acrobática do mundo. Não são precisos mais motivos para uma visita, pois não?

Um território ancestral com marcas de acentuada ruralidade e tradições. Território de forte pendor empresarial e tecnológico, a Maia é também uma referência no desporto, ambiente e arquitetura contemporânea. Na Maia há tantas coisas para ver e para experimentar. Desde a gastronomia local à internacional, desde os percursos pedonais urbanos, pedonais e cicláveis no território ao património, da arquitetura aos espaços para eventos, da natureza às experiências.

No campo da gastronomia, há uma diversidade de restaurantes onde se podem provar os mais variados pratos tradicionais: cabrito à maiata, bacalhau à lidador, arroz pica no chão, cabrito, vitela no forno e toucinho do céu. Se optar por uma cozinha mais internacional, a cozinha italiana está também muito bem representada na cidade, através de deliciosas pizas e massas; a comida asiática surge também em destaque como uma tendência que faz parte do roteiro gastronómico da Maia, e onde encontra as mais deliciosas iguarias do Oriente, com um destaque muito particular para o sushi.

O Caminho de Santiago, a mais antiga rota de peregrinação da Europa, tem, na Maia, três percursos sinalizados: O Caminho Português da Costa, o caminho Português Central e o Caminho Português por Braga. No Caminho de Santiago da Costa e Central pode passar pelo Mosteiro do Divino Salvador de Moreira, um espaço magnífico, onde pode contemplar a relíquia do Santo Lenho. Passa também pela Maia o Caminho para Fátima.

Mas há outros pontos de interesse que podem ser visitados, por exemplo, o Parque Central da Maia, Fórum da Maia, Torre Lidador, Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho, Parque Urbano Novo Rumo, Monumento à Comunidade Maiata, Ecocaminho, Quinta dos Cónegos, Parque Zoológico da Maia, Fundação Gramaxo e muitos outros locais. Descobrir a arquitetura deste território é apreciar obras de autores que moldaram o crescimento da cidade, como Siza Vieira, Souto Moura, João Álvaro Rocha, João Leal, Alfredo Ascensão e muitos outros.

O itinerário que se percorre entre Pedrouços e Águas Santas é outro dos percursos que pode fazer e uma excelente oportunidade para encontrar sítios onde a história do território se fez: Casa do Alto, Quinta do Torreão, Capela de Nossa Senhora de Guadalupe, Quinta da Caverneira, Casa do Corim, Igreja de Nossa Senhora do Ó e Parque Urbano de Moutidos são bons exemplos disso.

Para quem gosta de fazer desporto ou passear pela natureza, pode visitar os centros hípicos e hipódromo municipal, complexos desportivos e ecocaminhos. Há também parques que deve mesmo conhecer, como o Parque de Moutidos, a Quinta da Gruta (com hortas biológicas e diversas atividades) e o Parque de Avioso. Este último conta com 30 hectares e vários percursos diferentes. Lá encontra também a nascente da Ribeira de Avioso que, juntamente com outras linhas de água, forma a Ribeira do Arquinho, o maior afluente do Rio Leça.

A Maia é também o local perfeito para celebrar todas as ocasiões da sua vida. Casamentos, batizados, comunhões, aniversários, conferências e eventos temáticos podem ser comemorados em diferentes locais, onde cada um tem a sua identidade, mas todos eles têm o mesmo objetivo: proporcionar-lhe o melhor, de forma a guardar na memória momentos inesquecíveis.

Para quem gosta de adrenalina, a DreamFly proporciona-lhe uma experiência de Skydiving Indoor. Aqui irá voar num túnel de 11 metros de altura, onde o vento chega aos 300km/h. Para quem prefere este género de atividades, mas ao ar livre, o Skydive Maia, Clube e Centro de Paraquedismo proporciona-lhe a hipótese de realizar o Salto Tandem, bem como outros cursos associados ao paraquedismo. Para quem prefere a adrenalina sobre duas rodas, o BTT proporciona-lhe acesso a locais restritos, onde se podem ver paisagens únicas. Estas experiências são perfeitas para quem procura fechar o dia com emoções fortes. Aventure-se no Norte do país e descubra tudo o que a cidade da Maia tem para lhe oferecer.

Pode permanecer atualizado sobre locais e eventos de interesse no território da Maia através do site www.visitmaia.pt

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG