O Jogo ao Vivo

Conteúdo Patrocinado

Uma estrada cheia de história(s)

Uma estrada cheia de história(s)
Produzido por:
Brand Story

Com mais de 70 anos de existência, a Estrada Nacional 2 continua a ser um destino de excelência, com histórias e paragens imperdíveis que percorrem mais de 30 cantinhos de Portugal.

Estávamos em 1945 quando a N2 foi instituída no Plano Rodoviário pelo decreto-lei nº34593. Com vestígios de construções da arquitetura filipina, tudo indica que a sua história começou para servir centralmente o reino português, tendo-se chamado Estrada Real antes de adotar o nome pelo qual a reconhecemos nos dias de hoje: Estrada Nacional N2.

Esta estrada, que tão bem conhecemos, é conhecida por ser a mais extensa do nosso país. São 739,25 quilómetros e uma uma vizinhança populacional de 689.079 habitantes. Na verdade, é a única estrada europeia que atravessa um país em toda a sua longitude. De Norte a Sul do país, é graças a ela que a cidade de Chaves, em Trás-os-Montes, se liga à cidade de Faro, no Algarve.

Muitas são as histórias, paisagens, cultura, demografia, gastronomia e património que acompanham a extensão da N2. De uma ponta à outra do país, não existe melhor forma de conhecer Portugal que não seja ao percorrer esta estrada. Pastel de Chaves, Cristas de Galo, Palha de Abrantes, Cabrito da Serra de Montemurro, Lampreia, Chanfana, Lampatana, Carnes de Porco Preto, Migas alentejanas, Arroz de Forno e Arroz de feijão são algumas das iguarias que vai poder encontrar ao longo da N2. E porque uma boa refeição se faz acompanhar por um bom vinho, aqui vai ser possível fazê-lo com uma oferta de vinhos que vai desde o Douro ao Alentejo.

Mas porque um país também se conhece, e muito, através do seu património, o da N2 é único e diversificado. Desde castelos, capelas, catedrais a praias fluviais, há muito para conhecer e descobrir. Existem até alguns patrimónios reconhecidos pela UNESCO, como é o caso da Olaria Preta de Bisalhães, a Região Demarcada do Douro, o Fabrico do Chocalho de Alcáçovas, o Cante Alentejano, a Reserva da Biosfera em Castro Verde e a Dieta Mediterrânea.

Reconhecida como um Destino Seguro, são 1500 os estabelecimentos identificados com o selo Clean & Safe e 650 os parceiros que serão devidamente reconhecidos e aconselhados pela Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2. No fundo, tudo tem sido feito para que continue a ser reconhecida nacional e internacionalmente como uma oferta turística de qualidade, sustentável e segura. Mais do que uma simples estrada, a N2 é uma verdadeira viagem entre localidades, pessoas, projetos e sonhos!

Paulo Ferreira Silva

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG