Conteúdo Patrocinado

Descubra os melhores vinhos da casta Loureiro do Mundo

Descubra os melhores vinhos da casta Loureiro do Mundo
Produzido por:
Brand Story

Localizada na zona dos refrescantes e frutados vinhos verdes, a Vila mais Antiga de Portugal - Ponte de Lima - é uma referência internacional do enoturismo. Da colheita à prova, está convidado a visitar algumas das mais conceituadas quintas de copo na mão.

Refrescante e frutado, o afamado vinho verde limiano é inconfundível. Mundialmente conhecido pelas suas características peculiares, distingue-se facilmente pela cor e pelo aroma único que o caracteriza. Em Ponte de Lima, capital do Loureiro, as uvas destinadas ao exuberante "verde" estão sujeitas a cuidadosos e rigorosos processos seletivos. Só assim se mantém a qualidade de um produto que, ano após ano, permanece inigualável.

Localizada no epicentro da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, Ponte de Lima orgulha-se de ser o segundo maior produtor de Vinho Verde do distrito de Viana do Castelo, o maior produtor de vinho tinto e o maior produtor de vinho branco da casta Loureiro, além de ter o maior número de produtores individuais de toda a Região Demarcada dos Vinhos Verdes. O solo, o clima e as castas - com realce para a casta Loureiro nos brancos e para a Vinhão nos tintos - são os grandes segredos destes vinhos que beneficiam ainda do talento e dedicação das gentes da terra minhota.

Desde 1959, o concelho conta com a produção da Adega Cooperativa de Ponte de Lima. Inicialmente, composta por 47 sócios e, hoje, com aproximadamente 1500 produtores. Com o crescimento do negócio, surgiram também conceituadas Quintas de Enoturismo, onde pode realizar diversas atividades que vão desde a participação na colheita do vinho até à sua prova.

Para além da Adega Cooperativa de Ponte de Lima, são vários os produtores engarrafadores existentes no concelho - Paço de Calheiros, a Casa do Barreiro, a Quinta do Ameal, a Casa da Cuca, a Casa das Buganvílias, a Aphros Wine, a Quinta das Fontes, Quinta da Freiria, Casa Santos Lima, Lethes, Quinta Encontro das Fontes, Solar de Borgonha, Vil´Antiga, Quinta do Cruzeiro e a Keep it Natural - alguns dos quais integrados em magníficas casas senhoriais e outros em espaços de turismo ou alojamento local.

Em alguns destes produtores, é possível fazer um programa que consta de uma prova de vinhos, integrada numa refeição e posterior visita com atividades agrícolas incluídas: vindimas, maneio de gado, trabalhos de horta e jardim. Uma experiência que oferece um abraço longo e sereno ao viajante e experiências únicas que apelam às emoções.

O dia só acaba com uma visita ao Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, na Casa Torreada dos Barbosa Aranha, que pretende contribuir para a promoção do Vinho Verde através da investigação e divulgação do seu lastro patrimonial, bem como para o desenvolvimento e afirmação do enoturismo nesta região; ou à Casa da Terra, um espaço de grande valor patrimonial e histórico, Antiga Cadeia da Mulheres que se transformou num espaço de excelência de divulgação e promoção dos produtos endógenos.

No fim de todas as experiências, é tempo de descansar. Usufrua de uma estadia numa das propriedades de Casas de Turismo de Habitação e Casas de Campo distinguidas como sendo espaços raros de beleza natural e requinte. Com a natureza como pano de fundo, Ponte de Lima só tem para oferecer momentos únicos e memoráveis de puro relaxamento.

Onde quer que se encontre, consulte e adquira os nossos vinhos na loja online em: www.mercadoagrolimiano.pt e recebe comodamente na sua casa; ou no website Enoturismo.pt

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG