O Jogo ao Vivo

Conteúdo Patrocinado

Pelos trilhos rurais de Ponte de Lima

Pelos trilhos rurais de Ponte de Lima
Produzido por:
Brand Story

Ponte de Lima é um concelho rico em património ambiental, ideal para quem procura atividades, experiências e atrações ao som da natureza. Venha descobrir a envolvência das ecovias, percursos pedestres e rotas rurais desta terra minhota.

O dia começa cedo. Prepare a merenda, calce um calçado confortável, aperte os cordões e aventure-se pelos mais de 235 quilómetros de trilhos rurais espalhados pelo nobre concelho de Ponte de Lima. Devidamente assinalados a partir da vila, os trilhos são muito fáceis de seguir porque estão espalhados na sua maior parte junto ao rio e junto à zona das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d Arcos - uma Zona Húmida de Importância Internacional, pela raridade dos seus habitats e pela elevada biodiversidade que sustenta.

Siga o som dos pássaros para descobrir a beleza da paisagem da Vila Mais Antiga de Portugal. Os riachos, as vinhas, os campos de milho e os pomares são uma lufada de ar fresco. A majestosidade da vegetação prolonga-se pelos 150 quilómetros das ecovias construídas para que todos os utilizadores possam desfrutar de um passeio alegre e descontraído ao longo do rio Lima - banhos incluídos, porque a poluição ainda não chegou a estas paragens.

Seja num passeio a pé ou de bicicleta, aproveite para apreciar e capturar a magia do cenário para mais tarde recordar, numa fotografia ou simplesmente numa memória. Com a ajuda da app Percursos Pedestres - Ponte de Lima, vai encontrar todas as informações que necessita sobre percursos pedestres, eventos, alojamento e até restauração.

Caminhos para todos os gostos
A ecovia que liga Ponte de Lima a Bertiandos inicia-se junto à ponte medieval, na margem direita do Lima, passa pelo Festival Internacional de Jardins (a visitar até 31 de outubro), pelo Clube Náutico e segue por um troço, na sua maior parte ribeirinho, com envolventes de vinhas, hortas e pomares que se prolongam até à Área de Paisagem Protegida, cercada pela viçosa vegetação do vale do Rio Estorãos. Outra opção é dirigir-se a Refoios de Lima, partindo do Campo do Arnado, fruindo de um ameno e relaxante passeio.

Na outra margem, a ecovia que liga Ponte de Lima a Vitorino das Donas tem o seu ponto de partida na Capela de Nossa Senhora da Guia e passa pelas famosas veigas da Correlhã, permitindo admirar troços de paisagem diferentes e muito agradáveis. Se optar dirigir-se às praias fluviais existentes nas freguesias da Ribeira, da Gemieira ou da Gandra, siga a ecovia que parte da Feira do Gado, por túneis de árvores e sombras refrescantes. Aqui só o correr das águas, o sussurrar do vento e o canto dos pássaros quebram o silêncio.

Atividades e experiências em natureza
Ponte de Lima, pelo seu potencial de crescimento, renovação e atratividade natural, contempla dez percursos, três rotas, uma grande rota, quatro ecovias, o Caminho Português de Santiago e o Caminho de Torres. Mas, para além das ecovias, existe uma diversidade de atividades, experiências e atrações em natureza que deve experimentar.

Nos espaços verdes, alguns com parque de merendas, aproveite para recuperar energias. Suba aos miradouros naturais existentes como o do Penedo Branco ou do Monte da Nó, usufrua das magníficas paisagens de cortar a respiração e aprecie toda a biodiversidade do Vale do Lima.

Para os amantes da natureza, descubra em Ponte de Lima dois Bike Parks destinados à prática de BTT, downhill e Enduro, como sendo uma rede de pistas cicláveis, com grau de dificuldade variável, cuja constituição recorre, sempre que possível, aos caminhos florestais. Também a associação Pé do Negro oferece vários serviços de bicicleta de montanha. A oportunidade perfeita para contactar com o meio ambiente, desenvolvendo uma consciência e respeito pela causa ecológica.

E, por falar em desportos radicais, acrescente ao roteiro uma atividade como slide, escalada, canoagem, arvorismo ou rapel organizado pelo Parque Aventura Time Out. Se preferir desportos mais calmos, ao dorso de um cavalo pode desfrutar de todo o património cultural e natural que a vila possui, pelas margens do Rio Lima, num passeio pelos trilhos e ecovias que certamente irão despertar e proporcionar momentos inesquecíveis. Ponte de Lima pretende elevar ao máximo a qualidade de vida no concelho. Por isso, ao visitar esta zona do nosso país não pode perder pitada das animações turísticas de várias empresas e experimentar as várias práticas saudáveis que tem disponíveis.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG