Passear

Passear entre mosteiros

Passear entre mosteiros

Chama-se Entre Mosteiros, este pequeno trilho de 12 quilómetros que percorre as freguesias de Roriz, São Mamede de Negrelos e Vilarinho, no concelho de Santo Tirso, estabelecendo a ligacão entre os mosteiros de Roriz e Vilarinho. Por entre campos agrícolas e pequenas unidades fabris do setor têxtil, este território e também conhecido pelos inúmeros monumentos religiosos, tão bem presentes ao longo desta caminhada. Andando apenas algumas centenas de metros chega-se ao mosteiro de Santa Escolástica (na imagem), habitado por uma comunidade de monjas beneditinas da Rainha dos Apóstolos, que, entre o recolhimento conventual, se dedica também a confeção de doçaria, como as bem conhecidas (e deliciosas) bolachas de Roriz.

O périplo continua depois pelo mosteiro de Singeverga, onde se impõe nova paragem, desta vez para visitar a adega e provar o licor fabricado pelos monges beneditinos, cujo aroma se sente logo a entrada. A visita ao interior destes mosteiros só e possível mediante marcação previa, através de contacto telefónico para as respetivas secretarias.

Entre os diversos pontos de interesse deste percurso destacam-se ainda a igreja matriz de São Mamede de Negrelos, a capela de São Roque, virada para a bacia do rio Vizela, ou a senhorial Casa dos Barrosos. O caminho termina junto ao antigo mosteiro de Vilarinho, fundado originalmente no século xi e hoje em ruínas, junto ao qual fica o Monte de São Pedro, onde, se as pernas o permitirem, se pode apreciar, bem lá no topo, uma vista panorâmica de toda esta região.