Passeio

Tudo sobre castelos

Tudo aquilo que é preciso para descobrir os castelos do Norte de Portugal está agora reunido num guia gratuito.

O guia lançado há pou­co pelo Turismo Por­to e Norte de Portugal é precioso para quem adora castelos e quer planear passeios em redor destas for­talezas míticas. É um livro - em formato digital que pode ser descarregado gratuita­mente - com informação so­bre todos os 47 castelos norte­nhos, acompanhado de outras indicações bem úteis.

Conta as lendas e as curio­sidades ligadas a cada caste­lo, às quais agrega ainda in­formação útil, como aquilo que se pode fazer nas suas re­dondezas, como outros monu­mentos a vistar, museus a co­nhecer, lugares onde comer e ainda trilhos e percursos pe­destres próximos. Por fim, indica ainda o calendário de festas e romarias.

No total, são 47 os castelos que fazem parte deste guia Castelos do Norte de Portu­gal e, para um deles, são indi­cados localização, contactos e horário. Recentemente, foi também lançado um guia so­bre os 128 monumentos clas­sificados do Norte do país.

CASTELO DE GUIMARÃES
Mandado construir no século x, o Castelo de Guimarães apresenta-se como um dos mais antigos de Portugal, anterior à fun­dação do país. Foi mandado cons­truir pela condessa de Mumadona para proteger o Mosteiro de Santa Maria das invasões normandas e serracenas.

Rua Conde D. Henrique, Guimarães
Todos os dias das 09h30 às 18h00 Entrada gratuita

CASTELO DE CASTRO LABOREIRO
Visitar o Castelo de Castro Laborei­ro no Parque Nacional da Peneda-Gerês, a cerca de 1033 metros de altitude,implica uma subida de quase um quilómetro. É garantido algum cansaço quando se chega lá, mas recompensa a impressionan­te paisagem sobre Melgaço e sobre a vila de Castro Laboreiro.

Castro Laboreiro, Melgaço

Não fecha. Entrada gratuita
Web: cm-melgaco.pt

CASTELO DE ALGOSO
O Castelo de Algoso parece fazer parte da escarpa rochosa, a 690 metros de altitude, tal é a harmonia entre ambos. A sua edificação data do século xii e é considerado uma das mais importantes fortalezas medievais do leste transmontano, tendo sido mandado construir por D. Mendo Bofino para vigiar a fronteira com Leão. A sua vista abrange uma larga extensão do Planalto Mirandês.

Aldeia de Algoso, Vimioso. De terça a domingo das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h30 (horário de inverno). Entrada gratuita

CASTELO DA FEIRA
Além de ser considerado um dos exemplos mais completos da arquitetura medieval portuguesa, o Castelo da Feira é um dos monumentos que mais eventos recebe durante o ano. A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria chega a receber 50 mil pessoas por dia. E, em dezembro, acolhe o parque temático de Natal Perlim.

Alameda Dr. Roberto Vaz de Oliveira, Santa Maria da Feira. De terça a sexta das 09h00 às 12h30 e das 13h00 às 17h00; fimdesemana e feriados até às 17h30. Bilhete: 3 euros Web: castelodafeira.com