Comprar

Peças criadas para mimar

Peças criadas para mimar

Mimar é a palavra chave nesta loja onde uma ovarense regressada a casa demonstra a sua paixão e o seu orgulho pela cidade onde nasceu - através de peças de decoração, doçaria e outros mimos.

A palavra «mime» tem diversas aplicações nesta nova loja de Ovar. É, ao mesmo tempo, o nome do novo projeto de vida de Cláudia Gaspar e o conselho que ela dá a quem a visita naquele espaço. Quando regressou de França à sua terra natal, em 2012, Cláudia entendeu que Ovar e quem lá vivia «precisava de mimo para deixar o negativismo de lado e reconhecer o seu valor». E assim arregaçou
as mangas e criou um lugar onde deu largas ao carinho que sente pelas suas origens.

A Mime abriu em abril do ano passado, com uma seleção de artigos decorativos e também produtos de mercearia fina, tudo de origem nacional e boa parte dedicada às tradições de Ovar - como é o caso dos azulejos, que são o motivo de várias peças decorativas, nomeadamente os têxteis lar. A intenção de Cláudia foi retratar a grande diversidade de padrões e técnicas azulejares presentes nas fachadas das casas vareiras.

Para criar essas peças, que fazem parte da coleção própria da Mime, Cláudia convidou fotógrafos amadores e o designer têxtil Joaquim Monção a unirem esforços, criando objetos singulares em que as imagens de Ovar surgem estampadas em túnicas, lenços e almofadas. Os fotógrafos Carlos Frazão e João Manuel Lima já aceitaram e as peças vão começar a chegar à loja, prevê Cláudia, ainda em janeiro. Além de vender peças nacionais, a Mime também é um espaço para exposições e atividades culturais, nomeadamente tertúlias. Ou ainda local de paragem para tomar um café ou comer um chocolate, entre outros mimos.

MIME

Rua Alexandre Herculano, 38. Tel: 915663810. Das 09h00 às
15h00 e das 18h00 às 20h00; sexta e sábado, até às 00h00.
Encerra ao domingo.