Workshops

Porto: 6 oficinas para aprender algo novo

Porto: 6 oficinas para aprender algo novo

Setembro marca o final das férias e o regresso às aulas para os mais novos. Os adultos que já deixaram a escola também podem «estudar» algo novo neste mês de transição. Sugerimos workshops úteis, de curta duração, em áreas tão distintas como o vinho ou a joalharia, para quem não se cansa de aprender.

1. Cerveja

Quem não se fica apenas por be­ber e tem vontade de pôr mãos à obra e criar a sua própria cerve­ja, pode contar com a experiên­cia da Sovina, uma das primei­ras cervejas artesanais portu­guesas, que promove workshops de iniciação à produção de cer­veja desde 2010. A nutricionis­ta Catarina Carvalho propõe-se ajudar na lição, contextualizan­do a história da bebida, indican­do quais os ingredientes e mate­riais que se utilizam no fabrico e as suas diversas etapas.

E porque nada é melhor do que ver fazer, a nutricionista fará uma demons­tração prática da elaboração da cerveja. A oficina tem a duração de três horas e realiza-se ao lon­go de uma manhã. Se o interesse recai na degustação, Júlio C. Ma­chado Jr., beer sommelier, ensi­na a usar os cinco sentidos para se distinguir os diferentes esti­los de cerveja. Tudo no workshop de degustação e análise sensorial de cervejas.

Workshop de Iniciação à Produção de Cerveja Artesanal
8 de outubro, das 10h00 às 13h00. Preço: 30,75 euros
Workshop de Degustação e Análise Sensorial de Cervejas
15 de outubro, das 09h00 às 13h00Preço: 36,90 euros
Microcervejaria Sovina. Rua Manuel Pinto de Azevedo, 65 (Zona Industrial) Porto. Tel.: 226006936. Web: sovina.pt Inscrições: cervejaartesanal.com

2. Vinho

Raquel Sousa, enóloga, guia en­tusiastas pelo mundo do vinho no workshop «A minha segunda vez», dirigido a quem já se sente confortável em matérias enófi­las, mas quer aprender mais so­bre terroir e tudo o que o compõe - solos, exposição solar e castas. A enóloga aborda igualmente as notas aromáticas dos diferen­tes vinhos.

Para esta parte do workshop recomenda-se um ol­fato apurado para distinguir os conteúdos da caixa de aromas que Raquel construiu com vista a ajudar os participantes a iden­tificar, por exemplo, menta, cho­colate ou maçã verde num vinho. A «aula» termina com uma prova de vinhos, de diversas regiões, e com sugestões dos participantes sobre possíveis harmonizações.

Workshop «A Minha Segunda Vez»
22 de outubro, das 15h00 às 18h00. Preço: 40 euros. Palácio Da Bolsa. Rua Ferreira Borges (Baixa) Porto. Tel.: 222088499. Web: essenciadovinho.com Inscrições: loja.essenciadovinho.com

3. Boas Práticas Ambientais

O lixo produzido em casa pode ter um destino sustentável gra­ças à compostagem caseira, pro­cesso de reciclagem da matéria orgânica, onde apenas é neces­sário um compostor que permi­ta a drenagem da água.

Todo o processo da compos­tagem é explicado na LIPOR (empresa que faz a gestão de resíduos do Grande Porto, em Gondomar), num workshop gratuito que se repete mensalmente. A informação é transmitida de forma rápida - em apenas três horas - e com uma linguagem clara, pelos formadores Susana Freitas ou Telmo Machado.

Além deste, a LIPOR apresenta uma oferta de trinta cursos pa­gos que se distribuem por temas como agricultura e jardinagem biológica, culinária sustentável, e saúde e bem-estar.

Compostagem Caseira e Desperdício Alimentar
Dia 24 de setembro, das 09h30 às 12h30. Gratuito. LIPOR na rua da Morena, 805, Baguim do Monte Gondomar. Tel.: 229770100. Inscrição: lipor.pt

4. Tricô

Roupa quente para usar no outo­no que se aproxima ou para ofe­recer no Natal são algumas das hipóteses de uma peça carinhosamente tricotada à mão. Quem ambiciona aprender esta arte manual pode contar com a ajuda de Joana Nossa, na oficina com mais procura da loja Ovelha Negra - a de iniciação ao tricô.

Durante quatro horas, são abor­dadas as noções básicas do tricô. Aprende-se a escolher agulhas e fios, como fazer os pontos e as suas variações, como montar e rematar malhas, ou perceber o que são as ourelas.
­
Oficina de Iniciação ao Tricô
Dia 12 de outubro, das 14h00 às 18h00. Preço: 35 euros. Ovelha Negra na
Rua da Conceição, nº 100 (Baixa), Porto. Tel.: 220935847. Web: blog.ovelha-negra.com. Inscrição: info@ovelha-negra.com

5. Joalharia

As joias são mais do que me­ros acessórios decorativos, são peças de design que passaram por um processo criativo. Pro­cesso esse que os participan­tes do workshop «Entre o De­senho e a Joalharia» podem ex­perimentar. Áurea Praga ensina a usar o desenho para a criação de novas peças, assim como ou­tras ferramentas para estimular a produção de ideias. Os partici­pantes vão pôr mãos à obra em dois exercícios práticos, sendo um deles a produção de uma pe­ça de joalharia, recorrendo a vá­rios tipos de desenho. A oficina vai decorrer no Tincal Lab, o ate­liê fundado por Ana Pina, que re­cebe eventos relacionados com joalharia regularmente.

Workshop «Entre o Desenho E a Joalharia»
Dia 29 de outubro, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. Preço: 120 euros. Tincal Lab na rua de Cedofeita, 27, 2º frente (Cedofeita), Porto. Tel.: 962949333. Web: tincallab.com. Inscrição: info@tincallab.com

6. Fotogaleria

Os amantes de fotografia analógica podem contar com workshops na Embaixada do Porto, todos os meses, no primei­ro e segundo sábado. «Analog Shooting», focado no uso das máquinas fotográficas analógi­cas, e o «Polaroid Impossible», onde a fotografia instantânea tem o destaque, acontecem sem­pre pela mesma ordem e todos são bem-vindos, dado que é fei­ta uma introdução às máquinas - que a Embaixada empresta, se assim for necessário, e ain­da oferece um rolo/cartucho - e há sempre alguém a orientar os participantes, mostrando lugares da cidade interessantes para capturar. Fotografias e negativos são, no fim, levados para casa.

Workshop «Analog Shooting»
1 de outubro, a partir das 15h00. Preço: 15 euros. Workshop «Polaroid Impossible». 8 de outubro, a partir das 15h00. Preço: 15 euros. Embaixada do Porto na praça Carlos Alberto, 121 Porto Tel.: 912133034. Web: facebook.com/em

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado