Lusa

Prémios Gulbenkian: Realizador Pedro Costa distinguido na categoria Arte

Prémios Gulbenkian: Realizador Pedro Costa distinguido na categoria Arte

Lisboa, 11 Jul (Lusa) - O realizador Pedro Costa foi o vencedor do Prémio Gulbenkian Arte, uma das distinções anualmente atribuídas pela Fundação.

Do júri do prémio fizeram parte João Marques Pinto (presidente), João Bénard da Costa, Jorge Calado, José Gil e Raquel Henriques da Silva.

Um dos mais destacados realizadores portugueses da actualidade, Pedro Costa estreou-se no cinema em 1989 com a longa-metragem "O Sangue", a que se seguiram "Casa da Lava" (1994), "Ossos" (1997), Sicília (1999), "No quarto de Vanda" (2000), "Onde jaz o teu sorriso?" (2001) e "Juventude em Marcha" (2006).

"No quarto de Vanda" conquistou o Prémio para o melhor filme do 32.º Festival de cinema da universidade católica do Chile e "Juventude em Marcha" o Prémio da Associação de Críticos de Los Angeles na categoria de melhor filme independente/experimental.

Numa nota sobre o prémio, referem-se como "traços fortes" do seu cinema "uma estética pura e austera, com uma forte presença das comunidades urbanas marginalizadas, e a integração de actores com pouca ou nenhuma experiência nos elencos".

Pedro Costa nasceu em Lisboa, 30 de Dezembro de 1958, estudou na Escola Superior de Teatro e iniciou-se no cinema como assistente de realização de Jorge Silva Melo e João Botelho.

RMM.

Lusa/fim

Imobusiness