Lusa

Música: Arranca movimento popular para celebrar José Afonso e Adriano Correia de Oliveira

Música: Arranca movimento popular para celebrar José Afonso e Adriano Correia de Oliveira

Porto, 25 jan (Lusa) -- O projeto Amigos Maiores que o Pensamento escolheu as escadas da Casa da Música para assinalar o arranque do movimento que pretende celebrar, ao longo de 2012, a obra e vida de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira.

Em 2012, cumprem-se 25 anos sobre a morte de José Afonso e 30 anos sobre a de Adriano Correia de Oliveira e se "não se comemora a morte de amigos", como afirmou um dos organizadores, Paulo Esperança, a vontade de "celebrar a obra e o exemplo cívico" dos dois cantores, levou já a que mais de 120 entidades e cerca de 500 pessoas tenham subscrito um manifesto intitulado "Tempos de borrasca invadem-nos a alma!".

Na terça-feira, ouviram-se à porta da Casa da Música os bombos do grupo Ritmo de Fogo, a que se seguiu uma curta atuação dos Canto D'Aqui, já na escadaria interior do edifício. Na conferência de imprensa que se seguiu, Paulo Esperança admitiu que a escolha para a apresentação da Casa da Música, que não subscreveu o manifesto, foi feita pensando que "esta casa, que deve ser aberta à população, é uma casa onde o Zeca e o Adriano podiam perfeitamente estar com a lotação esgotada".

Este texto da agência Lusa foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.