Maria Clara, de 18 anos, desfilou para estilistas de renome, como Valentino ou Luís Buchinho, nesta Semana da Moda de Paris. Agora, segue para a Moda Lisboa.
Corpo do artigo
Maria Clara tem apenas 18 anos e já representa a moda portuguesa lá fora. A manequim foi convidada a participar na Semana da Moda de Paris, que terminou esta quarta-feira, onde desfilou para designers como Valentino, Kenzo, Courrèges, Yang Li ou até o nosso Luís Buchinho. "É uma mistura de emoções total! Passamos por dias muito cansativos, com dez ou mais castings por dia, carregadas com saltos altos e com o book, mas a adrenalina que se sente ao pisar a passerelle compensa todo o esforço e correria. A persistência é a chave", revela a jovem, agenciada pela L'Agence "desde os três anos".
Para ela, um dos momentos altos em Paris foi, precisamente, desfilar com as peças do estilista seu conterrâneo. Curiosamente, um dos primeiros a apostar no seu talento. "Desfilar para o Luís Buchinho é sempre uma experiência especial para mim. Então em Paris, ainda mais surreal é. Todas as suas coleções são de um pormenor fascinante e inovador. Foi um dos primeiros designers portugueses a apostar em mim", realça.
Mas os sucessos além-fronteiras de Maria Clara não ficam por aqui. Ainda no mês passado, desfilou na Semana da Moda de Milão para a marca italiana Gucci, para a Just Cavalli, Marco di Vicenzo e Hogan. Como se prepara ela para estes eventos de renome internacional? "O trabalho de um manequim é 24 horas por dia, 365 dias por ano. As oportunidades surgem de um momento para o outro e tenho que estar constantemente preparada para apanhar um avião ou desfilar na passerelle". E especifica: "Nesta época das Fashion Weeks, tento beber mais água para me manter hidratada, porque andamos a correr de um lado ao outro da cidade para chegar a tempo aos castings. E as minhas colegas conhecem-me por ter sempre comida. Acho fundamental um manequim estar bem alimentado, para poder ter a sua melhor prestação na passarelle".
A modelo de 18 anos, que em Portugal já representou marcas como Moschino ou Calvin Klein, vai voltar a brilhar, pela terceira vez, na Moda Lisboa, cuja próxima edição decorre entre 11 e 13 de março. "Vou desfilar para Sangue Novo, David Ferreira, Valentim Quaresma, Alexandra Moura, Luís Carvalho e, pela primeira vez, para Miguel Vieira, Saymyname e Felipe Faísca", revela-nos.
No futuro, confessa ainda, ambiciona, "como qualquer manequim, protagonizar a capa da revista "Vogue". E os seus estilistas preferidos, com quem um dia gostaria de trabalhar?, perguntámos. "Prada, Elie Saab, Chanel, Dior, Louis Vuitton, Alexander Wang, Marc Jacobs, Alexander Mcqueen, Burberry, Tommy Hilfiger, Dolce & Gabbana... Estou aberta a sugestões! Gostaria de ser escolhida para participar na campanha de um destes grandes estilistas e manter aqueles com quem já tenho vindo a trabalhar", frisa ainda a jovem, que sonha viajar até Nova Iorque. Por enquanto, em 2016, já é o rosto escolhido para as campanhas Primavera/Verão de Luís Buchinho e Luís Carvalho.