"Feliz dia da Mãe"

António Costa, então com cerca de 4 anos, fotografado com a mãe, a jornalista Maria Antónia Palla.
Foto de Vítor Palla, cedida pelo gabinete do primeiro-ministro


“Ensinarás a voar...; Mas não voarão o teu voo; Ensinarás a sonhar...; Mas não sonharão o teu sonho; Ensinarás a viver...; Mas não viverão a tua vida; Ensinarás a cantar...; Mas não cantarão a tua canção; Ensinarás a pensar...; Mas não pensarão como tu; Porém, saberás que cada vez que voem, sonhem, vivam, cantem e pensem...; Estará a semente do caminho ensinado e aprendido!”
Poema de Madre Teresa de Calcutá

André Silva, avançado do AC Milan, filho de Anabela Valente

“[Esta foto representa] a ternura que, uma vez ou outra, não está tão presente nas relações familiares da sociedade. Seria bom que se redescobrisse esta relação única que existe entre um filho e uma mãe. Sinto muita alegria por ter a minha mãe comigo”.

D. Manuel Linda, Bispo do Porto, filho de Maria de Lurdes Pedrinho da Silva

"A imagem foi tirada no contexto de um dia comum, pelo que não sobressai enquanto memória histórica. É o testemunho de uma presença constante, a sofrer por mim, a apoiar, a ajudar a tornar os impossíveis certezas. Mãe só há uma. E esta é minha!"

Ricardo Rio, Presidente da Câmara de Braga, filho de Maria Cecília Rio

“1960. A minha mãe com a minha irmã Margarida ao colo e eu de binóculos. Que saudades da melhor mãe que podia ter tido. Que descanses nesse assento etéreo para onde partiste.”

Joaquim de Almeida, ator, EUA, filho de Maria Sara Portugal

"Na altura em que ainda me vestia bem, quando a minha mãe escolhia a roupa"

Agir, cantor, filho de Helena Isabel