SENSACIONALISMO
1800
John
Adams
Thomas
Jefferson
Presidente John Adams concorre contra o vice presidente, Thomas Jefferson. A campanha de Jefferson alega que Adams é hermafrodita, enquanto os apoiantes de Adams acusam Jefferson de ser pai de vários filhos com a jovem escrava Sally Hemings. Jefferson derrota Adams.
1828
Andrew
Jackson
John
Quincy Adams
São lançadas calúnias entre o veterano de guerra general Andrew Jackson e John Quincy Adams, sendo Adams acusado de ser um proxeneta. A mãe de Jackson é qualificada de prostituta e a sua mulher, Rachel, de vadia. Jackson vence.
1876
Rutherford
B. Hayed
Samuel
J. Tilden
Democrata Samuel J. Tilden vence no voto popular e tem 184 votos no Colégio Eleitoral, a um da maioria necessária, para os 165 do republicano Rutherford B. Hayed. Há 20 votos por contar. Na Florida, Louisiana e Carolina do Sul, a fraude e a manipulação de boletins levam cada estado a enviar dois conjuntos de votações ao Congresso, com ambos os lados a clamar vitória. Após muito azedume, os 20 vão para Hayes, a apenas dois dias da posse.
1992
Bill
Clinton
Gennifer
Flowers
Antes das primárias do New Hampshire, Gennifer Flowers – antiga modelo e dançarina de cabarét – quase destrói a candidatura do democrata Bill Clinton à Presidência. Flowers diz que manteve, durante 12 anos, um caso com Clinton quando este era governador do Arkansas. Clinton desmente agressivamente a acusação de Flowers e derrota o presidente George H.W. Bush.
2000
George
W. Bush
John
McCain
Senador John McCain vence as primárias do New Hampshire, batendo George W. Bush. McCain concentra-se agora na Carolina do Sul, onde a campanha de Bush usa uma estratégia conhecida – uma sondagem falsa – para espalhar mentiras sobre McCain. Telefonemas a eleitores republicanos perguntam “Era mais ou menos provável votar em John McCain se soubesse que ele foi pai de um filho ilegítimo negro?” McCain e a mulher, Cindy, tinham adotado uma menina, de pele escura, do Bangladesh, em 1991, e a criança, Bridget, fazia campanha com eles na Carolina do Sul.
2016
Hillary
Clinton
Donald
Trump
Redes sociais espalham a teoria da conspiração de que e-mails democratas pirateados contêm mensagens codificadas referindo tráfico humano e de pornografia infantil gerido por Hillary Clinton e outros democratas. Donald Trump conquista a Presidência.
2020
Donald
Trump
Joe
Biden
Com o aumento do voto postal nestas eleições, devido à pandemia de covid-19, Trump tem lançado dúvidas sobre a fiabilidade do sistema. Nos estados indecisos, os resultados na noite eleitoral podem não indicar o vencedor final e Trump poderá usar a lentidão do voto postal para lançar dúvidas ou declarar-se vencedor na noite das eleições.
Fonte 70 to Win, Bloomberg, Brookings, New York Review of Books Infografia Tiago Coelho