O Jogo ao Vivo

Inovação

50 mil participantes na Web Summit em Lisboa

50 mil participantes na Web Summit em Lisboa

Mais de 50 mil pessoas, entre empreendedores, 'startups' e investidores de topo vão encontrar-se na Web Summit, cimeira que arranca esta segunda-feira com uma cerimónia oficial em que participa o primeiro-ministro António Costa.

Chamada de "Davos para Geeks", a Web Summit realiza-se este ano pela primeira vez em Lisboa, entre 07 e 10 de novembro, e traz consigo vários eventos paralelos que juntarão os mais institucionais e os mais informais, em momentos de discussão, mas também de descontração, como a Night Summit e os Pub Crawls ou a Surf Summit, que arranca já hoje na Ericeira.

A sessão de abertura, às 18 horas, conta com a participação do primeiro-ministro, António Costa, de Paddy Cosgrave, fundador e CEO da Web Summit, do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, acompanhado pelo secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos e pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. Em simultâneo, decorre a abertura do Lisbon Global Forum.

A sessão de abertura da cimeira da tecnologia, que se desenvolve até dia 10, conclui-se com um jantar oferecido aos convidados pelo primeiro-ministro António Costa, no Palácio da Ajuda.

A cimeira tecnológica que nasceu em 2010 na Irlanda, e que se realiza pela primeira vez em Portugal, vai manter-se em Lisboa até 2020 e poderá prolongar-se por mais dois anos, havendo uma expectativa de retorno financeiro na ordem dos 175 milhões de euros para a edição de 2016.

Entre os mais de 50.000 participantes estarão 7.787 portugueses. Além dos que vêm da área tecnológica, a curiosidade é que muitos são de setores tradicionais como retalho, construção, escritórios de advogados e agricultura.

Os participantes são oriundos de mais de 165 países. Entre as principais, destacam-se Portugal (7.787), Reino Unido (7.486), Alemanha (4.175) e Irlanda (4.058).

PUB

Participam mais de 20.000 empresas, mais de 2.000 'startups', 150 delas nacionais de topo, 663 oradores, 1.500 investidores, 7.000 presidentes executivos de empresas de tecnologia, desporto, moda, música e saúde, entre outras;.

A fazer a cobertura do evento estarão cerca de 2.000 jornalistas internacionais.

No Meo Arena e na FIL estarão montados 15 palcos temáticos, onde decorrerão 21 cimeiras temáticas: código, dados, conteúdo, design, empresas, moda, tecnologia de saúde, marketing, dinheiro, música, sociedade e universidade 'start-up' e máquina.

Estarão a ajudar a organização mais de 2.000 voluntários.

Mais de 6.000 jovens, entre os 16 e os 23 anos, compraram bilhetes a nove euros, 1% do valor habitual, no âmbito da iniciativa "Inspire Portugal", promovida pela organização da Web Summit e pelo Governo português;

Entre os oradores internacionais vão estar algumas figuras de relevo internacional como - John Chambers, presidente Cisco Systems, Sean Rad, cofundador e presidente executivo (CEO) da Tinder, Mike Schroepfer, CTO (responsável pela área de tecnologia) do Facebook, Werner Vogels, CTO Amazon.com, Roberto Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Joseph Gordon Levitt, ator (protagonista do filme "Snowden") e fundador da HiREcord, - Theresia Gouw, fundadora Aspect Ventures, Andrew McAfee, líder académico do MIT, Tom Hulme, sócio Google Ventures, Ronaldinho, futebolista e investidor, Zoome, Garrett McNamara, surfou a maior onda do mundo na praia da Nazaré, em Portugal, Tinie Tempah, rapper britânico, compositor e produtor musical e Andreja Pejic, modelo australiana de etnia bósnia croata e bósnia sérvia que se assume como mulher transgénero.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG