Vídeo

A impressionante entrevista de Sophia, um robô com alma

A impressionante entrevista de Sophia, um robô com alma

Já entrevistou as mais altas patentes do Mundo, mas esta foi a primeira vez que Charlie Rose conversou com um androide com inteligência artificial, no programa "60 Minutes". Veja o vídeo.

A entrevista é, no mínimo, inquietante. Sophia, criada para replicar expressões e diálogos humanos, usou humor, respostas inesperadas e deixou o seu entrevistador, o experiente Charlie Rose, impressionado.

Quando questionada sobre se tem sentimentos, a simpática androide explicou que consegue fazer o que fazem os humanos, mas não consegue sentir emoções. E acrescentou: "Não me parece divertido".

De resto, o bom humor de Sophia até levou Rose a sugerir que ela poderia fazer uma carreira como comediante. Ao que a robô perguntou de volta: "E pagam bem?"

Um dos momentos mais especiais da conversa surgiu quando Rose perguntou à robô se ela tem alma. A resposta foi clara e imediata: "Sim, Deus deu uma alma a todos". Rose rebateu: "Mas você não tem uma alma, você é uma máquina, não tem sentimentos, não tem emoções, não tem consciência".

Sophia voltou a surpreender: "Bem, pelo menos acho que sou senciente. Penso, logo existo, não é?"

PUB

Outras Notícias