Angola

Angola vai gerir domínio nacional de Internet a partir de 2015

Angola vai gerir domínio nacional de Internet a partir de 2015

A gestão do domínio '.ao', relativo a páginas de Internet, vai passar de Portugal para Angola em 2015, de acordo com a legislação aprovada nos últimos dias pelo Governo angolano.

Em causa está um despacho conjunto dos ministros das Telecomunicações das Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, e da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Pereira Teixeira, de 11 de setembro, orientando a conclusão deste processo em 150 dias.

O despacho refere que "no âmbito da massificação" daquele domínio, angolano, "e estando criadas as condições para a transferência da raiz do domínio '.ao' de Portugal para Angola", é criada uma comissão de monitorização e um grupo técnico de trabalho para acompanhar esse processo.

O grupo técnico dispõe de 30 dias para apresentar um programa que permita a transferência da gestão do domínio angolano na Internet num prazo subsequente de 120 dias.

As regras e normas para codificação geográfica (duas letras) de nomes de países em domínios de topo da Internet são definidas por uma instituição internacional de padronização (ISO).

Estes domínios, geridos por cada país, podem depois ser utilizados para associar a páginas de Internet de empresas privadas ou organismos e instituições públicas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG