Pandemia

"Ano diferente": YouTube cancela vídeo com retrospetiva de 2020

"Ano diferente": YouTube cancela vídeo com retrospetiva de 2020

O YouTube que, desde 2010, lança um vídeo com uma retrospetiva dos momentos mais emblemáticos de cada ano decidiu cancelar o "rewind" de 2020, na sequência da pandemia de covid-19.

O recente comunicado da plataforma no Twitter anuncia que "2020 tem sido diferente e não parece correto agir como se não fosse". "Por isso este ano vamos fazer uma pausa nos vídeos rewind". Segundo a equipa do YouTube é inapropriado o lançamento deste tipo de vídeo num ano em que o mundo atravessa a pandemia de covid-19.

A plataforma de vídeos não deixou de expressar o seu agradecimento aos criadores de conteúdos, assegurando terem sido de uma ajuda fundamental durante o período pandémico. "Sabemos que muito daquilo que aconteceu de bom em 2020 foi criado por todos vocês. Arranjaram formas de ajudar as pessoas, de lhes dar ânimo e fazê-las rir. Genuinamente melhoraram um ano difícil", pode ler-se na nota.

Os vídeos "rewind" têm dividido os utilizadores da plataforma. Apesar dos esforços, o vídeo de retrospetiva de 2018 foi o menos apreciado pelo facto de não ter incluído vários youtubers nativos, como é o caso de PewDiePie. O de 2019, contudo, já teve uma receção mais positiva, apostando numa nova abordagem, uma montagem com os melhores momentos e tendências de todo o mundo.

Em declarações à BCC News o jornalista Chris Stokel-Walker, que escreve sobre o YouTube e outras plataformas sociais, afirmou que o cancelamento do vídeo de retrospetiva de 2020 é vergonhoso, visto que o YouTube se "tornou uma fonte importante de entretenimento e de apoio para as pessoas durante a pandemia".

Outras Notícias