Tecnologia

Aparelho permite carregar telemóvel em 20 segundos

Aparelho permite carregar telemóvel em 20 segundos

Uma jovem norte-americana inventou um aparelho capaz de carregar um telemóvel em apenas 20 segundos. A invenção está a despertar interesse nos gigantes da tecnologia.

A criação da jovem californiana, de 18 anos, consegue armazenar uma grande quantidade de energia num espaço reduzido. Esha Khare aumentou a energia e diminui o espaço, em comparação com as baterias disponíveis de momento, no mercado.

O equipamento, conhecido como supercapacitador, ainda se encontra em fase de testes. No entanto, já se especula sobre a adaptação a outros equipamentos portáteis e até automóveis que funcionem com bateria elétrica.

Como fruto do seu trabalho, Esha recebeu um prémio de 50 mil dólares (quase 40 mil euros), atribuído na Intel International Science and Engineering Fair (Intel ISEF). A Intel ISEF é a maior competição de ciência "pré-ensino superior" em todo o mundo, que chega a atribuir prémios superiores a três milhões de euros.

A estudante, que solucionou um problema para o qual muitas empresas procuravam resposta, deverá entrar numa das mais prestigiadas instituições do mundo: a Universidade de Harvard.

A inventora do supercapacitador está já em conversações com a gigante Google, sendo o tema de maior foco a adaptação do aparelho a outros equipamentos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG