Tecnologia

Aplicação portuguesa simplifica carregamento de carros eléctricos

Aplicação portuguesa simplifica carregamento de carros eléctricos

Uma aplicação 100% portuguesa para telemóveis com sistema operativo Android vai informar os condutores, em tempo real, sobre o local mais próximo para troca e carregamento de baterias de carros eléctricos.

A aplicação, que é lançada na quinta-feira no Parque de Ciência e Tecnologia da Maia (TecMaia), foi desenvolvida pela NDrive Navigation Systems, INESC Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto), FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), INTELI (Centro de Inteligência em Inovação) e CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel).

"O software permite comparar preços e importar itinerários pré-definidos pelo utilizador. A aplicação pretende facilitar a vida aos condutores de veículos eléctricos, nomeadamente em percursos de longa duração, ultrapassando barreiras como a reduzida autonomia das baterias", salienta o INESC Porto, em comunicado.

Além da reduzida autonomia, a inexistência de uma rede massificada de locais de abastecimento eléctrico constitui um entrave à mobilidade deste meio de transporte, salienta a instituição de ensino e investigação.

A nova aplicação para "smartphones" Android interage com uma plataforma na Internet, com software de navegação GPS da NDrive e com a infraestrutura de postos de carregamento.

"Durante a condução, o condutor é informado sobre os locais de carregamento dentro do período de autonomia do veículo, pode consultar as disponibilidades dos pontos de carregamento e importar itinerários pré-definidos pelo utilizador", destaca o INESC Porto.

Sistema gratuito durante fase piloto

Carlos Pinho, director de projecto do INESC Porto, disse à agência Lusa que a aplicação vai estar disponível gratuitamente pouco depois do lançamento e durante uma fase piloto de "cerca de dois/três meses", para que possa ser testado pelos utilizadores.

Nesta fase, também será possível descarregar gratuitamente o software NDrive, apenas com o mapa português, estando o lançamento comercial previsto para o início de 2012 para Portugal e outros mercados.

Carlos Pinho referiu que a aplicação "está pensada apenas para o NDrive", mas admitiu que no futuro possa ser alargada a outros programas de navegação GPS.

Na apresentação do projecto MOBILES (MOBILidade Eléctrica Sustentada), na quinta-feira, Dia da Mobilidade, a aplicação será demonstrada em tempo real num "test drive" com um protótipo Alfa, veículo eléctrico desenvolvido pelo CEIIA.

O projecto MOBILES arrancou em Setembro de 2009 no âmbito de uma candidatura ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) e deverá terminar em Fevereiro de 2012.

Outras Notícias