acidentes

App determina probabilidade de ter acidente

App determina probabilidade de ter acidente

Uma aplicação desenvolvida por um grupo de estudantes da Universidade de Aveiro permite ao condutor saber em tempo real qual a probabilidade de ter um acidente.

Batizada com o nome "Risco Sobre Rodas", a aplicação não tem qualquer custo e fornece informações aos condutores sobre o nível de risco que enfrentam em determinado momento. Esta aplicação para smartphones pretende ajudar a reduzir o número de acidentes nas estradas portuguesas.

"Risco Sobre Rodas" avalia o nível de risco numa escala de zero a cem e através de três cores. Na escala, o número 0 representa um nível de acidente nulo, enquanto que 100 é um alerta máximo. As três cores - verde, amarelo e vermelho - representam risco baixo, médio e elevado, respetivamente.

O projeto foi desenvolvido por seis estudantes da UA, que frequentam o 3º ano do curso de Engenharia de Computadores e Telemática do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática. A aplicação conterá dados como a idade do condutor, as horas de descanso, a velocidade, o tipo de veículo que conduz ou o histórico de acidentes.

"Os fatores considerados para o cálculo do risco são não só intrínsecos ao utilizador como externos", explica João Santos, um dos estudantes que, em conjunto com os colegas João Flora, Duarte Horta, Sara Loureiro, Ana Rodrigues e Ana Madalena Barbosa, criou a aplicação.

A aplicação não só analisa fatores referentes ao condutor, como também integra fatores externos como as condições meteorológicas, acidentes que existam nas proximidades e o histórico dos acidentes por onde o condutor vai passando. Quando o risco de acidente é elevado, a aplicação emite um som de alerta.

Por isso, esclarece João Santos, "duas pessoas terão sempre perfis de risco bastante diferentes e os próprios fatores de risco variam até consoante o dia e a hora".

PUB

Os estudantes desenvolveram também um website "Risco Sobre Rodas", que dá acesso ao histórico da informação que a aplicação já enviou, como viagens realizadas, mapas e trajetos e ainda as informações de risco que foram fornecidas através das três cores.

A aplicação foi inicialmente pensada só para Android e pode ser instalada através da Play Store do Google, sem qualquer custo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG