Tecnologia

Apple lança serviço de mapas

Apple lança serviço de mapas

O grupo informático Apple apresentou, esta segunda-feira, um novo serviço de cartografia, desenvolvido para os seus equipamentos móveis, como o iPhone e o iPad, concorrendo diretamente com os mapas da Google.

"Fazemos toda a cartografia nós próprios", afirmou Scott Forstall, responsável da Apple para os aparelhos portáteis, numa conferência de imprensa da empresa fundada por Steve Jobs, em San Francisco, sem, no entanto, se referir diretamente à Google durante a apresentação.

Até ao momento, os mapas da Google são pré-instalados nos aparelhos que funcionam no sistema operativo dos equipamentos móveis da Apple, o iOS, uma situação que deverá mudar com a próxima atualização deste sistema, o iOS 6, que será lançado no Outono.

O serviço de mapas, integrado no sistema vocal Siri, lançado no Outono de 2011 com o iPhone 4S, vai também funcionar como um programa de orientação automóvel, oferecendo rotas alternativas para evitar o congestionamento do trânsito.

"É claro que as crianças podem fazer a eterna questão: 'ainda falta muito?' e a Siri vai responder: 'tenham calma, chegamos em 14 minutos'", garantiu o responsável da Apple.

A integração deste serviço na Siri permite também concorrer com o motor de busca da Google, ao fornecer direções precisas para chegar a restaurantes e a estabelecimentos comerciais.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG