Equipamentos

Carregador universal USB vai ser adotado em 2024 na UE

Carregador universal USB vai ser adotado em 2024 na UE

A União Europeia (UE) vai adotar, no outono de 2024, o carregador USB tipo C para todos os telemóveis, tablets e câmaras, depois do acordo alcançado, esta terça-feira, entre o Parlamento Europeu (PE) e os Estados-membros.

Ao abrigo das novas regras, os consumidores deixarão de precisar de carregadores e cabos diferentes para os vários aparelhos eletrónicos portáteis de pequena e média dimensão.

Telemóveis, tablets, leitores eletrónicos, auriculares, câmaras digitais, auscultadores, consolas de videojogos portáteis e altifalantes portáteis recarregáveis através de um cabo com fios terão de estar equipados com uma porta USB tipo C, independentemente do seu fabricante, segundo o acordo alcançado esta terça-feira.

Para os computadores pessoais, há um prazo de 40 meses para adaptação após a entrada em vigor da nova legislação da UE.

Após as férias de verão, o Parlamento e o Conselho da UE terão de aprovar formalmente o acordo antes de este ser publicado no Jornal Oficial da UE.

O acordo entrará em vigor 20 dias após a sua publicação e as suas disposições começarão a ser aplicadas após 24 meses, no outono de 2024.

As novas regras não se aplicarão aos produtos colocados no mercado antes da data de aplicação.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG