Tecnologia

Chinesa Lenovo já é o segundo fabricante mundial de PC

Chinesa Lenovo já é o segundo fabricante mundial de PC

A empresa chinesa Lenovo, que comprou a divisão de computadores portáteis da IBM em 2004, tornou-se, este ano, o segundo fabricante mundial de PC, ultrapassando a Dell e a Acer, noticia o jornal China Daily.

No segundo trimestre de 2011, as vendas da Lenovo subiram 36% em relação a igual período do ano anterior, para 5900 milhões de dólares (4300 milhões de euros), no maior crescimento em mais de duas décadas e que colocou a empresa logo a seguir à Hewett-Packard, disse o jornal, citando um relatório da empresa norte-americana IDC.

A Lenovo detém agora 13,7% do mercado mundial de PC, uma subida de 1,5 pontos em relação ao primeiro trimestre do ano, enquanto a Dell, que ocupava o segundo lugar, desceu de 12,9 para 12%.

A Hewett-Packard continua em primeiro lugar, com uma quota de 18,1%, mas na China, que se tornou entretanto o maior mercado mundial do sector, à frente dos Estados Unidos, um em cada três PC vendidos no país é da marca Lenovo.

Há sete anos, a Lenovo comprou a divisão de computadores portáteis da IBM por 1.750 milhões de dólares (1.275 milhões de euros), na primeira grande aquisição do género efectuada por uma companhia chinesa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG