Tecnologia

Chinesa Lenovo já é o segundo fabricante mundial de PC

Chinesa Lenovo já é o segundo fabricante mundial de PC

A empresa chinesa Lenovo, que comprou a divisão de computadores portáteis da IBM em 2004, tornou-se, este ano, o segundo fabricante mundial de PC, ultrapassando a Dell e a Acer, noticia o jornal China Daily.

No segundo trimestre de 2011, as vendas da Lenovo subiram 36% em relação a igual período do ano anterior, para 5900 milhões de dólares (4300 milhões de euros), no maior crescimento em mais de duas décadas e que colocou a empresa logo a seguir à Hewett-Packard, disse o jornal, citando um relatório da empresa norte-americana IDC.

A Lenovo detém agora 13,7% do mercado mundial de PC, uma subida de 1,5 pontos em relação ao primeiro trimestre do ano, enquanto a Dell, que ocupava o segundo lugar, desceu de 12,9 para 12%.

A Hewett-Packard continua em primeiro lugar, com uma quota de 18,1%, mas na China, que se tornou entretanto o maior mercado mundial do sector, à frente dos Estados Unidos, um em cada três PC vendidos no país é da marca Lenovo.

Há sete anos, a Lenovo comprou a divisão de computadores portáteis da IBM por 1.750 milhões de dólares (1.275 milhões de euros), na primeira grande aquisição do género efectuada por uma companhia chinesa.