O Jogo ao Vivo

EUA

Cientistas descobrem nova forma geométrica

Uma equipa de cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, descobriu uma nova forma geométrica através de elásticos. A "hemihelix" é a nova forma em espiral que irá permitir novos avanços científicos.

A "hemihelix" é uma espécie de torção que pode ser formada a partir de qualquer formato em espiral. Para chegar a esta descoberta, os cientistas usaram elásticos para testar a teoria de que esta nova forma geométrica pode ser replicada.

A equipa concretizou a descoberta na sequência de um estudo de molas bidimensionais que foi publicada na revista científica "Plos On".

Esta inovação poderá permitir aos cientistas imitar caraterísticas geométricas de novas moléculas que podem levar a possíveis avanços em nanodispositivos modernos, nomeadamente em sensores e observadores de ondas eletromagnéticas.

Segundo o jornal "Internacional Business Times", Katia Bertoldi, professora de mecânica que liderou o estudo, acredita que agora que é possível fabricar e controlar a nova forma geométrica. O próximo passo será "ver se a forma tem propriedades incomuns, por exemplo, olhar para o seu efeito sobre a propagação da luz".

Os cientistas também descobriram como fazer múltiplas "hemihelices" numa única espiral e descobriram pistas importantes sobre como fabricar uma variedade de formas tridimensionais a partir de peças planas.