teste

Cinco alternativas grátis ao "WhatsApp"

Cinco alternativas grátis ao "WhatsApp"

A aplicação de mensagens instantâneas WhatsApp foi adquirida, quarta-feira, pelo Facebook por 16 mil milhões de dólares (cerca de 11,6 mil milhões de euros). Apesar da garantia de que a aplicação continuará independente, muitos utilizadores procuram alternativas. Conheça algumas.

Finda a onda inicial de choque pelo valor da compra do WhatsApp, muitos utilizadores já se mostraram contra esta aquisição do Facebook nas redes sociais e procuram alternativas entre as aplicações existentes no mercado. Se é o seu caso, damos-lhe cinco alternativas a ponderar.

Viber - O Viber é uma das aplicações de mensagens instantâneas mais conhecidas no mercado e é em tudo semelhante ao WhatsApp: também atribui um número ao utilizador como forma de identificação, por exemplo. Durante muito tempo, dominou a App Store (com o WhatsApp gratuito para Android, mas não para iPhone) e possui, de momento, cerca de 200 milhões de utilizadores. Esta aplicação permite mandar mensagens e fazer chamadas gratuitamente entre utilizadores, mas também oferece a possibilidade de fazer chamadas para números externos ao serviço (serviço pago). Está disponível para Android, iOS, Windows Phone, Blackberry e Nokia.

Skype - O Skype é, talvez, a escolha mais natural para muitos utilizadores, uma vez que já é usado por muitos, em paralelo com o WhatsApp. Também esta ferramenta sofreu transformações recentemente, ao receber os contactos de MSN (que deixou de existir) e Hotmail. Mais usado no computador que propriamente em ambiente mobile, o Skype continua a ser uma boa alternativa, oferecendo chamadas gratuitas e a possibilidade de enviar mensagens instantâneas entre utilizadores.

KiK - Ao contrário do WhatsApp e Viber, o Kik (que começou por ser uma aplicação para Blackberry) não necessita de um número para cada utilizador. Quem quiser usar a "app" apenas tem de a descarregar e registar-se com um email, escolhendo o seu nickname (um pouco à semelhança dos serviços de chat, como o Skype). Funciona em Blackberry, iOS, Android e Windows Phone.

Tango - Outra aplicação de mensagens instantâneas que está a beneficiar com a aquisição do WhatsApp para ganhar notoriedade é o Tango, uma "app" que caminha a passos largos para se transformar numa autêntica rede social. Além de oferecer mensagens instantâneas entre utilizadores, é, ainda, possível fazer chamadas de voz e vídeo e, por exemplo, partilhar músicas e fotos ou jogar jogos. Tem cerca de 160 milhões de utilizadores e está bem posicionada no top de aplicações da App Store Portugal.

LINE - O LINE, embora um pouco menos conhecido por cá, oferece todas as possibilidades do Viber e funciona da mesma forma: para se registar, é utilizado o seu número de telemóvel. Mensagens instantâneas, chamadas de vídeo e voz, bem como uma espécie de rede social integrada, com "stickers" e "smileys" próprios, são alguns dos atributos desta aplicação, disponível para iOS, Android, Blackberry e Windows Phone.