Uma empresa formada por investigadores da Universidade de Coimbra criou uma tecnologia inovadora que detecta e corrige, em tempo útil, problemas de segurança em software.
O "Code V" (código de verificação) é um "inspector-professor inteligente que detecta problemas de segurança no software, em todas as suas fases de desenvolvimento, dispara alertas, produz relatórios e dá instruções para a rápida correcção dos problemas identificados", segundo uma nota da assessoria de imprensa da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).
Francisco Nina Rente, arquitecto de segurança da empresa "start-up" DOGNAEDIS e investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, explica que o produto funciona como um "perito de segurança informática e é um agente inteligente que percebe como um software funciona e se tem ou não problemas de segurança".
Resultado de dois anos de investigação, o "Code V" distingue-se de outros equivalentes pela maneira como interage com os utilizadores. Francisco Nina Rente explica que o a tecnologia dá "informação relevante desde o início do processo de concepção do software" e permite assim uma redução de custos e uma maior eficiência.
"É um sistema que encara a segurança informática como um processo contínuo e holístico. Por isso, está dotado de algoritmos inteligentes que utilizam um elevadíssimo nível de conhecimento e lógica que permitem detectar uma vasta gama de problemas, nomeadamente violação de bases de dados para fins criminosos ou intrusão nos sistemas de autenticação", explica o investigador.
Testado "nos 40 maiores softwares livres existentes no mercado, nomeadamente em softwares utilizados pelo Estado português, o 'Code V' identificou 28 vulnerabilidades do tipo zero-dias, isto é, problemas de segurança não conhecidos até a data", segundo a nota da reitoria.
O "Code V" já está a ser comercializado pela DOGANEDIS e uma versão simples é disponibilizada gratuitamente no site da empresa. O público-alvo consiste em empresas que produzem software e grandes organizações estatais que desenvolvem softwares.