Software

Computador de sua casa pode ajudar cientistas a investigar Covid-19. Saiba como

Computador de sua casa pode ajudar cientistas a investigar Covid-19. Saiba como

Dois grupos de cientistas estão a usar computadores pessoais em todo o mundo para analisar pequenas partes da informação que serve para compreender e combater o novo coronavírus. Qualquer um pode ajudar a partir de casa.

Os cientistas dos projetos Folding@home e Rosetta@home estão a pedir aos cidadãos que descarreguem programas informáticos que ajudam a processar pequenas unidades de informação relativas à pesquisa da Covid-19, em vez de usarem supercomputadores para o tratamento de todos os dados que existem.

O Rosetta@home, projeto da Universidade de Washington, EUA, utiliza computadores "voluntários" para modelar a estrutura 3D de proteínas que podem ser usadas para combater a Covid-19.

As aplicações só executam tarefas quando o computador não está a ser utilizado. Fazem os cálculos e devolvem os resultados, permitindo uma capacidade de processamento imensurável.

O Folding@home, lançado pela Universidade de Stanford, EUA, há duas décadas, e que estuda o cancro ou a doença de Parkinson, entre outras, está agora a usar milhares de computadores voluntários em todo o mundo para simular a forma como as proteínas do vírus SARS-CoV-2 se multiplicam, para que se encontrem possíveis tratamentos para a doença.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG