O Jogo ao Vivo

Internet

Criador do formato GIF diz que se pronuncia "JIF"

Criador do formato GIF diz que se pronuncia "JIF"

Steve Wilhite, "pai" do ficheiro "Graphics Interchange Format" (GIF), esclareceu que o nome deste formato de imagem se pronuncia "JIF, não GUIF". Veja o vídeo.

Afinal, andamos há 26 anos a pronunciar de forma errada o nome do formato que permite criar animações através de imagens fixas. Steve Wilhite criou o GIF em junho de 1987, enquanto trabalhava para a Compuserve, mas só agora decidiu corrigir a humanidade.

Na mesma noite em que foi homenageado em Nova Iorque, nos Estados Unidos, durante a cerimónia dos Webby Awards, Wilhite subiu ao palco para receber um prémio e apresentar o vídeo que esclarece as dúvidas sobre a forma como se pronuncia o nome do formato.

Os dicionários aceitam ambas as versões, mas o criador esclareceu que "guif" não é a maneira correta de dizer a palavra. "O Dicionário de Inglês Oxford aceita ambas as pronúncias. Está errado. É um "G" suave, pronunciado "JIF". Fim da história", afirmou Wilhite, segundo o "The New York Times".

Quando foi criado, o formato GIF representou um grande avanço na história da Internet. Em 2012, o GIF celebrou o 25º aniversário.

Outras Notícias