Tecnologia

Criados auscultadores seguros para ciclismo

Criados auscultadores seguros para ciclismo

A empresa britânica Chilli Technology criou uns auscultadores que permitem manter a concentração e estar sensível ao som ambiente, enquanto se ouve música.

A Chilli Technology desenhou uns auscultadores especialmente pensados para possibilitar o conciliação entre práticas desportivas que exigem concentração - como é o caso do ciclismo - e o ato de ouvir música. O produto da empresa britânica permite que o utilizador esteja sensível ao som ambiente, ao mesmo tempo que ouve música.

A tecnologia do dispositivo basea-se na trasmissão de som por condução óssea. Os "bone conduction headphones", como aliás o nome indica, usam os ossos da bochechas para transferir sinais auditivos para a cóclea, estrutura pertencente ao sistema auditivo. Os auscultadores convencionais, por sua vez, projetam o som diretamente para dentro do ouvido, através da criação de variações/ondas de pressão do ar.

O benefício desta tecnologia é o facto de permitir que os ouvidos não estejam tapados e, assim, tornar possível a atenção simultânea à música e aos sons envolventes.

Ligado ao fio do auscultador estão os controlos, de volume e de ligar e desligar o aparelho, que podem ser agarrados à roupa. Os altifalantes podem, igualmente, ser utilizados de forma convencional, sobre as orelhas, quando o utilizador se encontrar fora da bicicleta.

A consciência dos sons ambiente é um fator crucial quando se percorrem - de bicicleta ou a pé - ruas de trânsito de veículos motorizados. Conhecem-se casos de acidentes que resultam da utilização inconsciente de auscultadores. Os "bone conduction headphones" permitem agora a utilização deste produto de uma forma mais segura.