Redes Sociais

Facebook e Instagram desativam funcionalidades na Europa

Facebook e Instagram desativam funcionalidades na Europa

A aplicação do Messenger e do Instagram direct vão suspender temporariamente algumas características na Europa, de forma a cumprir as novas regras de privacidade.

Os utilizadores das redes sociais estão a receber uma mensagem com a seguinte informação: "Algumas características não disponíveis. Isto é para respeitar as novas regras para os serviços de mensagens na Europa. Estamos a trabalhar para as trazer de volta".

A partir do dia 21 de dezembro, as aplicações têm de obedecer à política de privacidade europeia, conhecida como ePrivacy, mas não foram especificadas quais são em concreto essas regras. A mudança implicará todos os países da União Europeia. As funcionalidades serão desativadas por fases em toda a Europa, pelo que alguns utilizadores podem ficar a par da mudança em diferentes momentos.

O Facebook não disponibilizou uma lista com todas as ferramentas que serão suspensas, porque assegura que a reativação será rápida. Sabe-se apenas que sondagens e a atribuição de nicknames no chat do Messenger são características a serem desativadas, assim como o uso de filtros de realidade aumentada em mensagens diretas no Instagram. "Ainda estamos a determinar a melhor forma de trazer estas características de volta. Leva tempo a reconstruir produtos de uma forma que funcione sem problemas para as pessoas e que também cumpra a nova regulamentação", afirmou a empresa numa declaração, cita a BBC News.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG