Google Maps

Google apresenta o novo Google Maps

Google apresenta o novo Google Maps

Com a maior atualização de sempre no serviço, a Google apresentou a nova versão redesenhada do Google Maps. O utilizador tem agora a possibilidade de criar mapas personalizados e quanto mais interagir com o mapa, maior é a eficácia da ferramenta.

A empresa de Mountain View iniciou esta quarta-feira a conferência Google I/O 2013, o evento anual dedicado aos programadores em que a Google apresenta os seus principais produtos para este ano. A par do lançamento do Google Play Music All Access, a atualização do Google Maps foi uma das principais novidades. O serviço de mapas da Google passa a contar com novas funcionalidades que vão desde a possibilidade de criar mapas personalizados até à interatividade total.

Com a nova versão da ferramenta, o utilizador pode clicar em qualquer local para centrar o mapa na área selecionada. Esta opção apresenta informações úteis sobre o local selecionado (contactos, horário de funcionamento, fotografias da fachada e comentários de outros utilizadores), locais semelhantes e a melhor forma de lá chegar de carro, autocarro, comboio, bicicleta ou a pé.

No entanto, se estas funcionalidades não representam uma grande novidade face ao que o Google Maps já apresentava, passa agora a ser possível visualizar os locais pesquisados de vários ângulos (graças às fotografias publicadas pelos utilizadores e à funcionalidade Street View), comparar os trajetos de vários meios de transporte para encontrar o melhor caminho e à medida que o utilizador vai pesquisando novos locais, caso marque os destinos que gosta com uma estrela, poderá receber sugestões de restaurantes que lhe podem interessar ou caminhos mais rápidos para casa.

Entre as novidades da ferramenta encontra-se a alteração dos trajetos conforme a hora do dia e de acordo com o trânsito, bem como a possibilidade de pesquisar apenas lugares avaliados por pessoas conhecidas. "A tecnologia deve fazer o trabalho difícil, e as pessoas devem ocupar-se com aquilo que as deixa felizes", disse Larry Page, CEO e cofundador da Google durante a conferência realizada em São Francisco.

"Quanto mais utilizar, melhor"

Segundo a empresa, o objetivo é tornar o mapa mais útil a quem o utiliza com maior frequência e criar mapas personalizados para cada utilizador.

PUB

Com esta atualização, o Google Maps passa a incluir informações da rede social Google+, do guia Zagat e Frommer"s, do Google Earth (com imagens em três dimensões) e do Google Flight, que inclui a opção "avião", ainda indisponível em Portugal. A integração dos vários serviços da gigante americana faz parte da estratégia iniciada em 2012.

A nova versão do Google Maps ainda não está disponível mas os utilizadores com conta da Google já podem solicitar um convite para serem os primeiros a usufruir das novidades.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG