Tecnologia

"Hackers" atacam Comissão da Carteira Profissional de Jornalista

"Hackers" atacam Comissão da Carteira Profissional de Jornalista

Um grupo de piratas informáticos português reivindicou, esta terça-feira, um ataque à Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, de onde conseguiu, alegadamente, recolher emails e passwords de diversos jornalistas.

A Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) disse ao JN já ter conhecimento do assunto e informou que este está a ser analisado "pelas pessoas competentes". A CCPJ remeteu esclarecimentos para mais tarde.

Segundo o site Tugaleaks, que denunciou o alegado ataque citando o grupo de hackers "OutsideTheLaw", "vários e-mails e passwords" foram divulgados "por hackers Portugueses nas suas páginas oficiais". "Este grupo de hackers pertence aos colectivo Anonymous Portugal", acrescenta.

PUB

O alegado ataque terá acontecido recentemente e foi efetuado à base de dados que serve o site oficial da CCPJ. No Facebook, um dos grupos responsáveis partilha alguns dos dados a que teve acesso e ameaça voltar a atacar se a comissão mudar a password até dia 9 de fevereiro.

Segundo o mesmo grupo, a ação foi desencadeada em nome da "liberdade de expressão". "Parem de tentar censurar quem está a lutar por um país melhor. Parem de tentar censurar quem quer escrever o que realmente se passou. Parem de tentar censurar quem escreve a verdade - e apenas a verdade", explicam.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG