Dois franceses, que queriam instalar um jogo no robô de cozinha do Lidl, encontraram um microfone escondido no interior do aparelho.
Alexis Viguié e Adrien Albisetti são dois franceses aficionados pelo universo da informática. A dupla, segundo conta o jornal espanhol "El País", foi desafiada por um outro amigo a instalar o jogo Doom na Monsieuer Cuisine Connect, um robô de culinária vendido exclusivamente nas lojas do Lidl. O robot de cozinha, projetado na Alemanha e produzido na China, conta com um ecrã tátil e liga-se à Internet para descarregar receitas.
A meio do processo de instalação do jogo a dupla foi confrontada com algo inesperado. É que o aparelho tinha um microfone oculto e um sistema operativo que não é atualizado desde 2017. "Não acreditamos que o Lidl nos queira espiar", disse, ao jornal espanhol, Adrien. O francês, de 30 anos, vive em Rennes e acabou há pouco os estudos na área da informática.
Apesar de elogiar o funcionamento do robô de cozinha, alerta para um perigo que reside na combinação do microfone e do software desatualizado, o Android 6.0. Segundo o informático, esta vulnerabilidade torna possível que um pirata informático assuma o controlo do aparelho e escute as conversas dos utilizadores através do microfone instalado.
O risco, segundo o especialista, é "limitado". "O acesso ao microfone e a outras funções vulneráveis só é possível quando o aparelho está ligado. Por isso, é importante não se esquecer de o desligar quando não está a ser usado", explica.
Ao portal de tecnologia francês Numerama, Michel Biero, responsável pelo marketing do Lidl em França, explicou que o aparelho utiliza este software por não ser necessário a presença de um mais desenvolvido. "É perigoso ter um sistema operativo antigo porque não é atualizado e existem vulnerabilidades de segurança", contrapõe Adrien.
A verdadeira surpresa, porém, aconteceu quando descobriram que o robô de cozinha tinha no seu interior um microfone que estava desativado por defeito, mas em perfeito estado de funcionamento.
O Lidl não menciona no seu site ou nas instruções do aparelho qualquer referência ao funcionamento do microfone. Ao Numerama, Michel Biero explicou que o microfone foi colocado no robot para que este fosse eventualmente utilizado com o controlo de voz ou através do Alexa. "Deixamos o microfone, mas está totalmente inativo e é impossível ser ativado remotamente", assegurou.
"O Lidl confirma que o Monsieur Cuisine Connect foi equipado com um tablet standard contendo um microfone. Este microfone está desativado no lado do software e não pode ser ativado pelos nossos clientes", explicou, ao JN, fonte do Lidl em Portugal. O microfone, de acordo com a empresa, foi instalado "com vista a possíveis atualizações de software ou à introdução de outras funções do dispositivo para as quais pode ser necessário um microfone".