3D

Impressora 3D vai criar refeições para astronautas

Impressora 3D vai criar refeições para astronautas

Disponibilizar alimentos suficientes para os astronautas é um dos grandes desafios em longas viagens ao espaço. Em breve, as grandes missões espaciais da Nasa vão poder contar com a ajuda de uma impressora 3D.

Nas viagens espaciais, um dos maiores problemas passa pelo armazenamento dos aluimentos uma vez que as embalagens individuais ocupam muito espaço e a comida estraga-se rapidamente.

Assim, a Nasa investiu num novo projeto que vai criar alimentos para os astronautas, em viagens de longa duração.

Para fabricar a comida, a impressora vai utilizar cartuchos com materiais biológicos, incluindo óleos, proteínas em pó e hidratos de carbono. A combinação dos três cartuchos vai permitir uma impressão camada por camada, até os alimentos ganharem forma.

Cada cartucho tem uma validade média de 30 anos, o que reforça a utilidade do engenho em longas viagens espaciais.

A impressora já foi testada com chocolate. Assim, o próximo passo é imprimir pizza com uma camada de massa, molho e uma mistura de tomate, água e óleo. A cobertura será feita com uma camada de proteína para garantir que reúne todos os nutrientes necessários.

O responsável pela impressora, Anjan Contractor, diz que a criação não se vai limitar apenas a disponibilizar comida para os astronautas.

O software pode ajudar a diminuir a escassez de alimentos no mundo, além de reduzir a quantidade de resíduos na preparação de uma refeição.

Outros Artigos Recomendados