Faceionário

As notícias falsas do Mundial

As notícias falsas do Mundial

Uma semana depois de terminar o Mundial da Rússia ainda se fazem balanços. Aquele que foi considerado o melhor Mundial de sempre pela FIFA também ficou marcado pelas notícias falsas que circularam nas redes.

A Croácia foi uma das equipas em destaque e uma das mais virais nas redes sociais. Para além da qualidade de Modric ou Kakitic, as notícias falsas tiveram um importante papel na popularidade da equipa croata na Internet.

Uma dessas notícias dizia que Modric tinha visto o avô a ser assassinado mesmo à sua frente. Outra história dramática dava conta de que o jogador do Real Madrid tinha escapado de um campo de concentração. Ambas são falsas e foram desmentidas pelo irmão.

Um vídeo de um grupo de bombeiros a sair para uma emergência quando Kakitic se preparava para marcar o penálti decisivo contra a Rússia também se tornou popular. Era falso. Tratava-se de um alerta dos bombeiros para que as pessoas não usassem tochas

Já depois de terminar o Mundial, um vídeo alegadamente dos festejos dos adeptos croatas correu mundo. Mas era falso. O vídeo foi gravado nas festas de San Fermin, em Pamplona.

Mais uma história falsa, tal como a suposta carta em que o selecionador croata critica os políticos do país por se aproveitarem das conquistas da seleção. Foi uma brincadeira de um fã da equipa.