Apple

Atualização de iPhone bloqueia telemóveis com "ecrãs falsos"

Atualização de iPhone bloqueia telemóveis com "ecrãs falsos"

A nova atualização do sistema operativo iOS 11.3 está a bloquear os ecrãs do iPhone 8, que tenham sido reparados por técnicos que não pertencem à Apple. Este problema já tinha acontecido, no ano passado, com a atualização do iPhone 7.

A atualização do software, disponível desde 29 de março, desativa o ecrã tátil se este tiver sido reparado fora das lojas da marca. O ecrã principal continua a ser exibido, mas o utilizador não consegue interagir com o aparelho. Também acontece desligarem-se várias vezes.

A informação, avançada pelo site "Motherboard" e por blogues referentes à Apple, deixou os utilizadores chateados e dois mil aparelhos foram devolvidos na Injured Gadgets, loja em Ohio, nos EUA.

"Os clientes estão chateados e parece que a Apple está a fazer isto para evitar que os clientes recorram a terceiros para fazer reparações", referiu o CEO da empresa, Aakshay Kripalani.

Devido a estes problemas, Michael Oberdick, proprietário da iOutlet, loja que vende e repara iPhones, deixou de tratar os aparelhos. "Eu tinha o pressentimento de que havia algo que iria acontecer outra vez", referiu à "Motherboard".

A Apple ainda não reagiu publicamente ao caso. No ano passado, aconteceu o mesmo problema com a nova versão do iOS no iPhone 7, resolvido através de atualizações gratuitas por parte da empresa.

Os técnicos de informática, que trabalham fora da Apple, acusam a marca de impedir que os clientes utilizem outros serviços. A opção de corrigir problemas referentes ao iPhone, fora das lojas da Apple, é comum devido à diferença de preços.

ver mais vídeos