Faceionário

Como desmascarar um perfil falso no Facebook?

Como desmascarar um perfil falso no Facebook?

É uma das facetas mais negras do Facebook. Os perfis falsos foram destaque depois da vitória de Donald Trump e são também caso de preocupação para as autoridades.

Mas há técnicas que o ajudam a ficar longe deles:

1- Número de amigos: Se um perfil desconhecido o adicionar e não tiver amigos em comum, deve manter alguma cautela. Mais ainda se a pessoa em questão tiver um número de amigos reduzido.

2- Poucas publicações: O número de posts no feed é outra pista que pode usar para despistar perfis falsos. Tenha atenção à última publicação. Se já for muito antiga, ou se a conta tiver poucos posts, o melhor mesmo é não arriscar e recusar o convite de amizade.

3- Fotografias: A primeira coisa em que deve reparar é se a fotografia é de uma pessoa. Grande parte dos perfis falsos usa animais ou desenhos animados como foto de perfil. Mesmo que a foto seja de uma pessoa verdadeira, e lhe parecer suspeita, pode sempre fazer o upload no Google imagens para ver se já foi usada.

4- Mensagens: São cada vez mais os relatos de criminosos que usam as redes sociais para se aproximar das vítimas. Por isso mesmo, deve ter cuidados redobrados se uma pessoa que acabou de o adicionar o Facebook lhe envia fotografias intimas ou lhe pede dados privados.

5- Bom senso: Este é a dica menos tecnológica, mas igualmente importante. Sempre que suspeitar que o perfil que acabou de o adicionar tem alguma coisa de errado, faça esta pergunta: "Se fosse na rua, falava com esta pessoa?".