Privacidade

Falha do Instagram expõe dados privados de "influencers" e celebridades

Falha do Instagram expõe dados privados de "influencers" e celebridades

Uma base de dados, que continha informação de milhares de utilizadores de Instagram, entre eles várias celebridades, foi encontrada online.

De acordo com o portal da especialidade "Techcrunch", os dados, que estavam alojados nos servidores da Amazon, foram deixados a descoberto, sem qualquer proteção. O ficheiro continha cerca de 50 milhões de perfis e continuava a crescer.

Os dados a que portal teve acesso referem-se a informações pessoais, como texto das biografias dos utilizadores, a fotografia de perfil, a cidade e, em alguns casos, o email e até o número de telefone do responsável pela conta.

Segundo o mesmo portal, que foi alertado pela empresa de segurança Anurag Sen, base de dados pertencerá a uma empresa de marketing, a Chtrbox, com sede na Índia, conhecida por pagar a "influencers". Estes dados eram usadas para a empresa saber quanto deveria pagar a cada um deles, consoante o número de seguidores que estes tinham na rede social.

O caso surge dois anos depois de os responsáveis pelo Instagram terem admitido que um bug nos seus serviços deixou a descoberto dados de seis milhões de utilizadores