Tecnologia

iPad 2 chega a Portugal a 25 de Março

iPad 2 chega a Portugal a 25 de Março

As dúvidas eram muitas, sobretudo porque Steve Jobs está de licença médica, mas o líder da Apple esteve esta quarta-feira a apresentar a mais recente novidade da empresa: o iPad 2, que estará à venda em Portugal no dia 25 de Março.

O novo iPad tem processadores dual-core e também, como já era esperado, duas câmaras. Uma na parte da frente e outra atrás. A nova versão é também 33% mais fina do que a anterior.

O iPad 2 é, por isso, mais leve e mais rápido do que o seu antecessor e será vendido com opção por duas cores: cinzento metalizado e branco.

O iPad 2 possibilita também, através de um adaptador, uma conexão HDMI, com a qual pode ligar o tablet à televisão. A bateria, segundo Jobs, dura 10 horas.

Haverá também uma actualização do sistema operativo. O novo iPad já terá o motor do iOS 4.3, que também chegará brevemente para o iPod Touch (3ª e 4ª geração) e iPhone 4.

Outra das novidades é a introdução do Facetime, já disponível no iPhone 4 e no novo iPod Touch, que pode também agora ser usado também no novo tablet.

A aplicação iMovie, que os utilizadores com um iPhone 4 já conheciam, tem agora também uma versão para o iPad 2.

O CEO da Apple apresentou também uma nova capa "inteligente" para o aparelho, que permite colocar facilmente o iPad em várias posições.

Os preços, nos EUA, começam nos 499 dólares. Terá versões de 16GB (499 dólares), 32GB (599 dólares) e 64GB (699 dólares). Com 3G, o custo subirá130 dólares.

A apresentação decorreu durante o Yerba Buena Center for the Arts, evento tecnológico que decorre em São Francisco.

O mercado dos 'tablets', de que o iPad é líder, tem vindo a crescer e recentemente, no Mobile World Congress, a maior feira de tecnologia que decorreu em Barcelona, foram apresentados mais de dez equipamentos que surgirão em breve no mercado para competir com o produto da Apple.

Samsung, Motorola, Blackberry, LG e HTC são algumas das marcas que em breve colocarão no mercado diversos 'tablets', dispositivos semelhantes a um pequenos computadores de ecrã táctil que permitem ter uma experiência de leitura de jornais, revistas ou livros próxima da leitura em papel, com a vantagem de se poder aceder a conteúdos multimédia.

ver mais vídeos