O Jogo ao Vivo

Videojogos

Jogadores de 30 países na "batalha" de Fortnite que vale prémio de três milhões

Jogadores de 30 países na "batalha" de Fortnite que vale prémio de três milhões

O primeiro campeonato mundial de Fortnite tem início esta sexta-feira em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Há prémios milionários e o vencedor do "jogo fenómeno" recebe três milhões de dólares.

Durante dez semanas, 40 milhões de jogadores tentaram qualificar-se para o Mundial de Fortnite, mas apenas 100 finalistas estão na corrida ao prémio final de três milhões de dólares (2,6 milhões de euros). Têm entre 14 e 24 anos e representam mais de 30 países.

No total, o valor dos prémios atinge os 30 milhões de dólares (27 milhões de euros) e os participantes vão receber, no mínimo, 50 mil dólares (44 mil euros).

O campeonato mundial arranca esta sexta-feira num estádio em Flushing Meadow Park, no bairro de Queens, em Nova Iorque.

Na quinta-feira, os jogadores já visitaram o local onde vai decorrer a competição - há um palco central elevado rodeado de computadores. Uma curiosidade: cada um pode utilizar o seu rato e teclado, tal como fazem em suas casas.

A competição para chegar ao Mundial de Fortnite foi renhida - o jogador mais conhecido (Ninja) não se qualificou - e a competição adivinha-se intensa de emoções. Há 30 jogadores apontados como favoritos. Turner Tenney, 22 anos, é um deles, conhecido como Tfue e com mais de 11 milhões de seguidores no YouTube.

Além dos jogos a nível individual, também há eventos em dupla, com 50 equipas concorrentes. O prémio final são igualmente três milhões de dólares (2,6 milhões de euros) a dividir pelos dois jogadores.

As "batalhas" serão transmitidas aos milhares de fãs que vão estar no Arthur Ashe Stadium através de ecrãs gigantes. Milhões estarão a assistir online e a acompanhar os seus ídolos deste videojogo "fenómeno" da Epic Games que faz agora dois anos.

E, de temporada em temporada, fãs de todas as idades mantêm a sua fidelidade e alimentam a popularidade do Fortnite - são 250 milhões de utilizadores em todo o mundo!

O que é o Fortnite?

Fortnite é um videojogo de sobrevivência, que inclui combate e construção. Está disponível online em computadores, consolas e telemóveis.

Existem duas versões: uma gratuita (Fortnite Battle Royale) e uma paga (Fortnite: Save the World). Na primeira, podem estar em jogo até 100 pessoas, que tentam "eliminar" os inimigos. Quem sobrevive, ganha a batalha. Na opção paga, luta-se contra zombies mas o objetivo é o mesmo: sobreviver.