Toulouse

Novo Airbus A330neo fez primeiro voo de teste em França

Novo Airbus A330neo fez primeiro voo de teste em França

A Airbus testou, esta quinta-feira, o novo A330neo. Um voo de cerca de três horas, aparentemente bem sucedido, da aeronave que vai reforçar a frota da TAP a partir de 2018.

Dois minutos após a hora prevista, às 9.02 horas (10.02 em França), o A330neo levantou voo para o primeiro de muitos testes. Cerca de três horas depois, a aeronave, com a matrícula FW-TTN aterrou no aeroporto de Toulouse, após um teste, aparentemente bem sucedido.

No Twitter, a Airbus colocou uma foto com a legenda "bom trabalho rapazes", mas não revelou qualquer pormenor sobre o voo.

O A330neo é uma versão modernizada do longo curso da Airbus. O aparelho tem o mesmo "cockpit" em forma de "óculos de sol" e a mesma configuração nas asas barbatana de tubarão que definem o A350 XWB, mas com novos motores da Rolls-Royce Trent 7000, reduziu o consumo de combustível em 25%.

A redução do consumo de combustível proporciona um aumento da autonomia deste modelo em relação ao anterior, em 750 km, para um total de 12130 km de voo sem necessidade de parar para abastecer.

O aumento da envergadura de asa, de 60,3 metros para 64 metros, é outra das novidades deste avião. O modelo testado será para entregar à TAP no primeiro semestre de 2018.

Em comunicado, a empresa garante, também, a reconfiguração do interior dá mais espaço e comodidade aos passageiros e beneficia pilotos e tripulação.