Faceionário

O desafio viral dos 10 anos é perigoso?

O desafio viral dos 10 anos é perigoso?

De um momento para o outro, as redes foram inundadas com fotos de amigos de há 10 anos ao lado das mais recentes. Não se sabe a origem, mas o #10yearchallenge veio para ficar.

O Facebook já esclareceu que não está na origem do desafio e que não vai utilizar as fotografias publicadas pelos utilizadores. Ainda assim, a quantidade de informação pessoal que foi parar às redes sociais nos últimos dias é no mínimo alarmante.

O reconhecimento facial é uma das tecnologias em maior desenvolvimento. Permite, por exemplo, que empresas de publicidade direcionem anúncios de acordo com dados obtidos através do nosso rosto.

Há quem use dados faciais para controlar os movimentos dos cidadãos. O governo chinês tem trabalhado em sistemas do género, utilizando câmaras instaladas em espaços públicos.

Foi através de um jogo do género que a Cambridge Analytica teve acesso aos dados de milhões de utilizadores que depois foram usados para direcionar conteúdos durante a campanha para o Brexit e as eleições nos EUA.

Numa altura em que a privacidade é amplamente discutida, continuamos a correr como carneiros atrás da mais recente moda da Internet, sem pensar nas consequências.

ver mais vídeos