Faceionário

Os desafios do Facebook para 2019

Os desafios do Facebook para 2019

A maior rede social do mundo celebra 15 anos em 2019. O ano que agora termina foi um dos mais duros para a rede de Zuckerberg e o que agora começa pode definir muito do que será o futuro do projeto que começou nos dormitórios da Universidade de Harvard.

Na última semana, o Facebook deu a conhecer os assuntos mais discutidos na rede durante 2018 um pouco por todo o mundo.

Curiosamente, a polémica em torno da utilização de dados dos utilizadores de forma não autorizada não aparece entre os tópicos mais discutidos. Foi em maio que ficamos a conhecer a forma como a Cambridge Analytica processou a informação pessoal para fins políticos.

As tentativas de limpeza de imagem da marca Facebook não se fizeram esperar, mas nem a presença de Zuckerberg no Parlamento Europeu acalmou as vozes mais críticas.

Este é o grande desafio da rede para este ano e o que vai acontecer em Portugal, com a combinação das eleições europeias e das legislativas, em maio e outubro, respetivamente, pode ser um teste importante para o compromisso do Facebook com a privacidade.

Mas há mais. A rede, com 2,2 mil milhões de utilizadores mensais ativos, está a perder terreno na corrida pela inovação para outras plataformas digitais. Os utilizadores mais novos estão a sair do Facebook e procuram alternativas. O Instagram e o WhatsApp, que curiosamente pertencem ao Facebook, surgem na lista das aplicações que mais crescem.

Imobusiness