O Jogo ao Vivo

Faceionário

Tecnologia para escrever com a mente

Tecnologia para escrever com a mente

O Facebook esta a trabalhar num projeto que permite a escrita de palavras através da mente. Trata-se de uma investigação que pode ajudar pessoas com problemas de comunicação.

Parece algo vindo de um filme futurista ou o trailer de uma nova temporada da série Black Mirror. Mas não. É um trabalho científico a decorrer na Universidade da Califórnia, e que tem como um dos financiadores o Facebook. Os investigadores acreditam que esta tecnologia pode ajudar pessoas que tenham problemas, como por exemplo a paralisia.

Os investigadores esperam alcançar uma velocidade de descodificação, em tempo real, de 100 palavras por minuto com um vocabulário de 1000 palavras.

Para o estudo, os cientistas recorreram a três pessoas com problemas de epilepsia e que já tinha elétrodos implantados no cérebro. Cada pessoa teve que responder a uma sucessão de perguntas de escolha múltipla. Os elétrodos registavam a atividade cerebral, convertendo-a em palavras, quando uma pergunta era ouvida e a resposta dita.

Os resultados publicados na revista "Nature Communications" apontam a uma taxa de sucesso de 67%, mas ainda há um longo cainho a percorrer.