Tecnologia

Mais de um terço dos portugueses com mais de 16 anos nunca usou computador

Mais de um terço dos portugueses com mais de 16 anos nunca usou computador

Mais de um terço dos portugueses entre os 16 e os 74 anos nunca usou um computador, indicam dados do Eurostat relativos a 2011. Os números foram apresentados esta segunda-feira, em Bruxelas.

O artigo revela que a média de Portugal é inferior àquela registada pelo conjunto dos 27 Estados-membro da União. 36% dos cidadãos portugueses entre as referidas idades nunca usaram um computador, enquanto o conjunto dos 27 Estados-membro regista um valor de 22%.

O Eurostat indica ainda que o número de licenciados em áreas ligadas à computação desceu de 4% em 2005, para 3,4% em 2009. No espaço europeu, Portugal é o país que regista a maior queda no número de licenciados em áreas de computação passando de 5,1% em 2005, para 1,7% em 2009.

O estudo apresenta ainda os números relativos a ações de computação como copiar ou mover um ficheiro, usar fórmulas em folhas de cálculo, criar apresentações eletrónicas ou escrever um programa de computador.

Os dados foram revelados esta segunda-feira no arranque da semana europeia dedicada às "e-skills" e às capacidades e competências eletrónicas dos cidadãos europeus.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG