Nokia

Nokia leva Apple a tribunal

Nokia leva Apple a tribunal

A empresa finlandesa avançou com um processo em tribunal contra a dona do iPhone acusando-a de "apanhar boleia da inovação da Nokia".

As rivais Nokia e Apple estão em conflito. A maior fabricante de telemóveis do mundo avançou com um processo em tribunal contra a Apple por abuso de propriedade intelectual ao ter utilizado tecnologia patenteada no iPhone.

A Nokia acusa, especificamente, a Apple de copiar dez patentes relacionadas com transferência de dados através de redes sem fios, código de voz, segurança e encriptação, que se aplicam a todos os modelos do iPhone desde o seu lançamento em 2007.

A Apple ainda não comentou a acusação mas já viu as acções descerem desde que a Nokia tornou a acusação pública.

A Nokia explicou à BBC que tem acordos, com cerca de 40 empresas, que permitem o uso da tecnologia da firma, e a Apple não é uma dessas companhias.

O vice-presidente da propriedade legal e intelectual da Nokia afirma que a Apple infringiu o princípio básico entre este tipo de empresas. "O princípio básico da indústria de telemóveis é que as empresas que contribuem com o desenvolvimento tecnológico para estabelecer padrões criam propriedade intelectual, e devem ser compensadas por isso", disse Ilkka Rahnasto. "Espera-se que a Apple também siga esse princípio".

Ilkka Rahnasto disse à BBC que a Nokia investiu aproximadamente 40 mil milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento e acusa a Apple de nunca ter compensado a Nokia.

PUB

Desde o lnaçamento do iPhone, bandeira da Apple, a Nokia tem perdido terreno na indústria de telemóveis.

No início deste mês, a Nokia registou o primeiro prejuízo trimestral numa década. A rival Apple, graças ao aumento de sete por cento das vendas do iPhone, teve lucros de 1,11 mil milhões de euros entre Julho e Setembro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG