Tecnologia

Nova app juntou dezenas de vídeos em tempo real

Nova app juntou dezenas de vídeos em tempo real

Uma aplicação única desenvolvida em Portugal que permite usar imagens de vídeo capturadas simultaneamente por vários smartphones em tempo real para a transmissão de eventos foi testada, este sábado, na Feira do Livro do Porto.

A ferramenta resulta de um projeto (CHIC) do qual o Jornal de Notícias faz parte. Coordenado pela MOG Technologies, tem ainda como parceiros o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência e o Canal 180.

Com esta aplicação qualquer pessoa, usando apenas o seu telemóvel e um web browser, vai poder contribuir com vídeo mostrando a sua visão, por exemplo, de um espetáculo, de um concerto ou de uma manifestação.

Assim, na experiência deste sábado, com o apoio da Ágora Porto, a aplicação colocou os espectadores no centro da produção do concerto das bandas "Coelho Radiotivo" e "Retimbrar". A edição é feita apenas com recurso a tecnologias baseadas na Internet, sendo possível haver uma comunicação direta entre quem realiza e quem está a fazer a captura das imagens.

Dado que a aplicação permite que estejam dezenas de participantes em simultâneo e usando apenas a Internet para acesso à mesma, esta é uma nova ferramenta que permite aos organizadores de eventos proporcionarem uma nova experiência aos espectadores dos mesmos.

A aplicação, agora plenamente funcional, foi desenvolvida ao longo de dois anos e teve o seu primeiro teste em outubro de 2018 aquando de um miniconcerto de Tony Carreira na redação do "Jornal de Notícias".

Outras Notícias