Faceionário

O Facebook vai pagar pelos dados dos utilizadores

O Facebook vai pagar pelos dados dos utilizadores

O Facebook desenvolveu uma ferramenta para conseguir saber mais sobre os seus utilizadores. A novidade é que a rede vai pagar pelas informações pessoais.

Chama-se Viewpoints e foi desenvolvida pelo Facebook para permitir que os utilizadores forneçam informações pessoais e, ao mesmo tempo, serem pagos por isso. É mais uma resposta da empresa de Zuckerberg a todas as polémicas em que se viu envolvido nos últimos anos sobre dados pessoais e privacidade.

A aplicação, desenhada para os sistemas IOS e Android, está apenas disponível no mercado norte-americano, mas, em breve, poderá ser alargada a outros países. Ao fazer login, o utilizador é desafiado a participar em vários questionários sobre informações pessoais, como o sexo, a idade e até a localização geográfica. Por cada vez que se responda a um questionário são atribuídos pontos.

Quando o utilizador receber mil pontos, o Facebook deposita cinco dólares, menos do que cinco euros, na conta PayPal do utilizador.

A empresa garantiu já que os dados recolhidos não serão vendidos a qualquer empresa externa e servem apenas para melhorar o funcionamento das redes do universo Facebook, como o Instagram ou o WhatsApp.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG