Ainda não estão disponíveis em Portugal, mas depois da sorrateira entrada, especialmente em milhões de casas nos EUA, das colunas inteligentes, os gigantes da tecnologia preparam-se para nova guerra. Todas querem ter os seus novos ecrãs inteligentes pousados nas nossas salas.
"Amazon Echo Show 2", o "Google Home Hub" e o "Facebook Portal". Todos estão já à venda nos EUA e são as novas armas na batalha da Internet das Coisas, ou dos objetos que temos em casa que têm possibilidade de se ligar à rede.
A Internet das Coisas não é fenómeno novo: há quem tenha câmaras em casa a que se pode ligar via telemóvel; ou que controle o aquecimento do quarto ou da sala através de uma aplicação. Há também quem já tenha colunas inteligentes na sala, controladas pela Alexa, o software de Inteligência Artificial da Amazon, ou o concorrente Google Home, cujo motor é o Google Assistant. Servem para, usando a voz, para escolher e ouvir música, pedir informações sobre trânsito ou a meteorologia, interagir com o calendário e agenda do dia, para saber resultados de desporto ou para encomendar produtos online. As colunas inteligentes da Amazon e da Google dominam 84% do mercado dos EUA.